ACP-BP

Pub

A maior coleção de Volkswagen Golf é particular

| Revista ACP

Josef Juza dedicou toda a sua vida aos modelos Golf até reunir a mais impressionante coleção privada do mundo.

VW Golf_Collection_1920

O austríaco Josef Juza é dono da maior coleção privada de modelos Volkswagen Golf que se conhece. Começou com um exemplar de 1995 e nunca mais parou. Hoje acumula 114 modelos, alguns considerados raros, de fazer inveja ao museu da própria marca.

Proprietário de uma empresa de limpeza de chaminés em Viena, Juza dedicou toda a sua vida a colecionar modelos Golf escolhendo um para cada ocasião. No trabalho conduzia uma Caddy, no verão usava um Cabrio, no inverno optava por um Country, um GTI para os momentos de prazer de condução e um Golf normal para as viagens em família.

Impressionante mas sem ser luxuosa, esta coleção conta com veículos que chamam à atenção como o Golf G60 Limited (apenas foram produzidas 71 unidades), um Golf Rallye e um Golf Mk1 que foram construídos para um xeique árabe. Também existem curiosos modelos que foram transformados para os mais variados fins, como um Golf para a recolha de lixo.

Os mais de cem modelos reunidos desde a década de 90 estão guardados num armazém nos arredores de Viena, mas Josef Juza pretende transformar o espaço em museu o que poderá acontecer em 2019.

scroll up