Aston Martin e Brough Superior criam moto de sonho

|AUTOCLUBE

As duas marcas juntaram-se para criarem uma moto única de colecionador e para utilização exclusiva em pista.

amb001-01b

O que acontece quando duas marcas como a Aston Martin e a Brough Superior se juntam? Nasce uma moto de sonho que junta o traço único dos projetistas e engenheiros da Aston Martin com a mestria da construção de motos de luxo extremamente raras da recentemente renascida Brough Superior.

Com linhas claramente inspiradas nos automóveis de motor central da Aston Martin, e com traços que chegam a fazer lembrar uma nave espacial, a AMB 001 é uma moto feita a pensar nos colecionadores, nas pistas e nas altas prestações.

Com uma produção limitada a 100 unidades, esta obra de arte tem por base um chassis maquinado de uma peça única e ao qual é montado o bloco V8 turbo de 1.000cc que, desta forma, se torna parte integrante do quadro. Ainda em termos de estrutura base, esta AMB 001 de tons verdes conta com um sub-quadro traseiro de fibra de carbono e um garfo frontal duplo maquinado a partir de um lingote de alumínio.

O resultado é uma moto extremamente leve, com apenas 180 kg a seco, para uma potência de 180cv! Ou seja, uma fantástica relação peso/potência de 1:1.

Mas não são apenas os números e as características técnicas que fazem perder a cabeça a qualquer um com esta moto. Talvez mesmo mais que isso, pelo menos num primeiro olhar, o cuidado do desenho, a fluidez das linhas e os detalhes, como em tudo que conta com as chancelas Aston Martin e Brough Superior, prendem o olhar de todos. Até mesmo os que não são aficionados de máquinas de duas rodas não ficam indiferentes ao banco em pele, à “espinha” dorsal que percorre a moto de uma ponta à outra, destacando-se acima do depósito de combustível, aos manómetros totalmente digitais e perfeitamente embutidos na carroçaria de carbono, ou à entrada de ar.

Quem quiser ser o orgulhoso proprietário de uma destas motos de senho terá de desembolsar 108.000 euros e esperar pelo primeiro quadrimestre de 2020 para a ter na sua garagem e a levar para a pista... Sim, a moto não é homologada para estrada! Mas isso é apenas um detalhe quando se fala de uma obra de arte sobre rodas como esta AMB 001.

scroll up