ACP-BP

Pub

Alemães dominam as novidades no Salão de Frankfurt

| Revista ACP

Numa altura em que os salões automóveis perdem velocidade, cabe aos da "casa" dar gás aos lançamentos.

eqs 1920

*em atualização

Com o arranque do Salão de Frankfurt marcado para 12 de setembro, as novidades começaram a ser descortinadas nos dois dias reservados à imprensa especializada e logo se nota que as marcas alemãs vieram decididas a marcar a agenda dos próximos 10 dias de evento, isto numa altura em que este tipo de certame parece estar esgotado como a melhor forma de apresentar produto. Prova disso é o facto de 22 marcas terem anunciado que não iriam marcar presença

BMW

A BMW vai a Frankfurt para, acima de tudo, aguçar o espírito de curiosidade quanto ao futuro da mobilidade, não fosse o tema do stand do construtor germânico “o futuro do prazer de conduzir” e a estrela o Vision M NEXT.

O olhar para o futuro por parte da marca da hélice passa ainda pela apresentação dos serviços digitais, com a função BMW eDrive Zones em destaque. Esta funcionalidade vai “obrigar” os híbridos a circular em modo 100% elétrico sempre que estiverem numa zona verde, ou livre de emissões.

Mas não é tudo. A BMW vai também dar a conhecer fisicamente (os modelos já tinham sido alvo de apresentações virtuais) as novas gerações do Série 3 Touring e X6, o lavar de cara do X1 e o superdesportivo Série 8 Grand Coupé, ao que se junta ainda o Concept 4.

A cereja no topo do bolo, sacrilégio para alguns, será o novo Série 1, que corta com a tradição da propulsão traseira nos BMW e se apresenta como o primeiro modelo de tração frontal da marca.

Mercedes

A Mercedes aposta forte em duas propostas de gamas bem distintas. Depois de ter dado a conhecer o GLB, um SUV compacto de sete lugares em junho, a marca da estrela, a jogar a em casa, vai levar a Frankfurt uma versão bem mais musculada, o AMG GLB 35 4MATIC, de 302 cv. 

As novas ofertas da marca da estrela passam ainda pelo GLE Coupé, pelo GLE 53 4MATIC, pelo SUV EQV, totalmente elétrico, e pelo GLC.

Contudo, a maior novidade é o EQS. O modelo elétrico da Mercedes estava no segredo dos deuses, mas a verdade é que houve imagens a virem a público ainda antes do levantar do pano sobre o salão de Frankfurt. Ainda assim, a exclusividade do carro vai despertar muitas atenções.

Volkswagen

A Volkswagen prepara-se para apresentar ao mundo o novo logótipo da marca que vai estar presente no edifício-sede, na rede de concessionários por todo o mundo, nos meios digitais e, obviamente, em todos os veículos da marca. É o início de uma nova era na Volkswagen no momento em que apresenta o ID.3 totalmente elétrico no Salão do Automóvel de Frankfurt.

O primeiro modelo produzido na nova plataforma modular MEB para veículos elétricos tem emissões neutras em carbono e impressiona pelos elevados níveis de dinâmica de condução característicos dos carros elétricos. Está permanentemente conectado e, no ID.3 1ST Edição Limitada, permite uma autonomia elétrica máxima de 420 km (WLTP), com três opções de nível de equipamento na fase inicial.  O ID.3 (design inteligente), é esperado em Portugal na primavera de 2020, com preços a partir de 30.500€.

Nesta leva elétrica cabe também o novo e-up!, o citadino com capacidade para quatro ocupantes, agora com maior capacidade da bateria e autonomia, estando anunciados os 260 quilómetros de acordo com o ciclo de medições WLTP. Com um consumo médio de 12.7 kWh/100 km, o novo e-up! quer servir para mais do que apenas viagens citadinas. A Volkswagen melhorou o carregamento, sendo possível carregar até 80% da bateria em cerca de uma hora numa tomada DC de até 40 kW.

Para além de novas tecnologias apontadas para o futuro e de uma nova imagem de marca, a performance também está sempre presente com a Volkswagen, como demonstra o "português" T-Roc R, também apresentado no salão alemão, um SUV médio com 300 cv de potência.

Audi

A Audi chega ao certame com um cabeça de cartaz que promete marcar o futuro do off-road, o TRAIL quattro. Mas também o novo RS 7 Sportback, o RS 6 Avant e o e-tron FE06 vão abrir os apetites em diversas frentes, seja a da pura potência a combustão, seja a do elegante design elétrico. 

Seat

A Seat desembarca no Salão Automóvel de Frankfurt, onde intensifica a sua ofensiva elétrica. Após o anúncio do Seat Mii electric e do el-Born, os dois primeiros modelos 100% elétricos da marca, a CUPRA apresenta no evento internacional o novo concept car Tavascan. Ao seu lado está o novo Seat Tarraco FR PHEV, o primeiro SUV híbrido elétrico plug-in da marca que também chega a Frankfurt como uma estreia mundial e será o quarto modelo elétrico dos seis que a empresa anunciou que vai lançar no mercado até 2021. 

Depois do CUPRA Formentor, o primeiro modelo desenvolvido especificamente para a marca, de motorização híbrida e que chegará ao mercado no próximo ano, surge o concept Tavascan, o primeiro veículo 100% elétrico da nova marca da CUPRA, desenvolvido na plataforma MEB.

A Seat aterra em Frankfurt com o maior número de vendas da sua história entre janeiro e agosto. As entregas mundiais da empresa cresceram 7,2% e totalizaram 411.600 carros.

Hyundai

Em Frankfurt a Hyundai destaca os próximos passos para a eletrificação, exibindo de forma arrojada o EV Concept 45, sem esquecer realidades bem diferentes, como o novo i10, um citadino que até vai contar com uma versão N Line do modelo mais pequeno da marca.

O primeiro carro de corridas elétrico, também ocupa um lugar de destaque no espaço da Hyundai. O Veloster N ETCR, foi concebido especificamente para circuitos e provas de velocidade, sendo um passo importante da marca para a competição com carros totalmente elétricos.

Land Rover

É praticamente impossível falar da Land Rover, sem existirem memórias do Defender. Um TT carregado de história e muitas aventuras, que agora regressa cheio de surpresas e tecnologias, mas com um design de família, que não deixa ninguém indiferente.

Honda

O mundo elétrico da Honda inspira novos toques de design, alguns revelados no primeiro citadino totalmente elétrico da marca. A versão final do "Honda e" aponta para o início da produção de um automóvel que oferece uma gama de soluções para carregamento em diferentes cenários.

scroll up