ACP-BP

Pub

Volvo estabelece parceria com a Uber para desenvolvimento de veículos autónomos

| Revista ACP

A Volvo Cars e a Uber assinaram recentemente um acordo com vista ao desenvolvimento conjunto de automóveis capazes de incorporar os mais recentes desenvolvimentos ao nível da condução autónoma.

Volvo e Uber unem forças

Este projeto conjunto, avaliado em cerca de 300 milhões de dólares, será monitorizado em estreita colaboração, pelos engenheiros de ambas as empresas e tem como objetivo atingir o desenvolvimento de modelos com condução totalmente autónoma. Estes automóveis utilizarão como base um modelo fabricado pela Volvo Cars e serão utilizados por ambas as empresas que posteriormente irão incorporar as suas tecnologias de condução autónoma.

Esta parceria entre um fabricante automóvel e uma das empresas de Silicon Valley representa um avanço significativo na indústria automóvel sublinhando o caminho que, a nível global, a mesma pretende seguir, como resposta à chegada das novas tecnologias. Esta aliança marca o início do que ambas as empresas preveem poder constituir uma parceria a longo prazo.

Os novos automóveis irão utilizar a plataforma SPA - Scalable Product Architecture. Esta plataforma tem vindo a ser utilizada pela Volvo na produção dos seus mais recentes modelos onde se incluem o galardoado XC90, lançado em 2015, ou os novos S90 e V90 lançados este ano.

O desenvolvimento da plataforma SPA faz parte do programa de transformação industrial global que a Volvo iniciou em 2010, e que prevê a aplicação de tecnologias de condução autónoma bem como o aumento da oferta de soluções eletrificadas e o desenvolvimento de opções de conectividade. Foram estas valências que atraíram uma empresa como a Uber.

scroll up