Preço dos combustíveis na próxima semana | 6 a 12 de julho

| Revista ACP

Saiba quanto vai ter de pagar para atestar o seu veículo.

Postos-de-combustivel-3

Os preços dos combustíveis vão voltar a encarecer na semana de 6 a 12 de julho, segundo as previsões do setor.

 Gasóleo | +3 cêntimos

 Gasolina | +2 cêntimos

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço médio do litro do gasóleo custa esta sexta-feira, 3 de julho, 1,768 euros enquanto o preço médio da gasolina totaliza 1,877 euros.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

Caso se confirmem as previsões para a próxima semana, preço médio do diesel vai subir para 1,798 euros por litro, enquanto a gasolina vai aumentar para 1,897 euros por litro.

Esta previsão consiste em valores médios tendo como base os preços da matéria-prima no fecho dos mercados da última quinta-feira. Ou seja, havendo oscilações nas cotações do crude e dos combustíveis até ao final desta sexta-feira, poderá ocorrer alguma variação de preços face ao previsto.

Pode ainda encontrar postos de combustível com variações de preços diferentes, uma vez que este setor, e consequentemente a sua política de preços, está liberalizado.

Os preços dos combustíveis continuam a ser impactados pela guerra no Médio Oriente, com os EUA, Israel e o Irão envolvidos em ataques militares na região. A guerra levou ao bloqueio do Estreito de Ormuz, por onde passa 20% do comércio de petróleo e gás natural, levando o preço dos combustíveis a sofrer graves alterações.

Desde que estalou a guerra no Médio Oriente, o Governo comprometeu-se a aplicar uma nova redução extraordinária e temporária no ISP, sempre que se verifique um aumento do preço dos combustíveis superior a 10 cêntimos, para mitigar a escalada de preços.

A redução extraordinária tem um efeito cumulativo a cada semana.

De acordo com uma estimativa do Conselho das Finanças Públicas, o desconto extraordinário no ISP vai retirar à receita fiscal do Estado 777 milhões de euros

Além do ISP, o Governo avançou com medidas adicionais, incluindo libertar até 10% das reservas estratégicas do combustível do país, na sequência de uma ação conjunta com os países da Agência Internacional de Energia, para conter a flutuação de preços nos mercados internacionais.

Veja abaixo o quadro da DGEG que apresenta a evolução dos preços dos combustíveis, desde o dia 1 de julho de 2025. A vermelho surgem os preços da gasolina e a azul do gasóleo.

*as previsões estão podem sofrer alterações mediante a evolução da situação geopolítica internacional.


scroll up