ACP-BP

Pub

Portugal é forte candidato para nova fábrica Tesla

| Revista ACP

A Tesla quer construir a Gigafactory 2 na Europa e Portugal reúne bons motivos para acolher esta nova fábrica  já em 2017.

Fábrica Tesla

A Tesla quer construir a próxima Gigafactory na Europa e Portugal reúne bons motivos para acolher a próxima fábrica de última geração daquele construtor norte-americano, já em 2017.

Portugal, Espanha, França, Holanda e alguns países da Europa Oriental estão na corrida para receber mais uma unidade industrial da Tesla. E o nosso País tem bons motivos para conseguir atrair este grandioso projeto com enormes repercussões no PIB nacional.

Entre os grupos de debate com interesse nesta matéria encontra-se o ‘GigainPortugal’ que fez questão de reunir 16 bons motivos para a Tesla instalar uma das suas fábricas em solo nacional. São eles:

1. Bons portos marítimos;

2. Rede multi-modal de transporte para a Europa, Médio Oriente, África e Estados Unidos;

3. 50% da energia produzida em Portugal é gerada através de fontes renováveis. A Gigafactory poderia       armazenar e devolver à rede de distribuição o excesso energético;

4. Somos um cluster automóvel de alta eficiência. A fábrica da Renault em Cácia foi considerada a melhor fábrica do Grupo francês em 2016, e a Bosch tem sido premiada pela sua correta gestão;

5. A famigerada Plataforma Logística do Poceirão, é um dos potenciais locais para implementação da Gigafactory em Portugal. São vários os argumentos: exposição solar privilegiada, espaço para implementação da infraestrutura, custo dos terrenos e localizada privilegiada (20 minutos de Lisboa, 15 minutos do Porto de Setúbal, 10 minutos do futuro Aeroporto de Alcochete).

6. Proximidade com o novo Aeroporto de Lisboa;

7. Voos diretos para todas as partes do mundo, a partir de Lisboa;

8. Há mais de 200 empresas em Portugal, fornecedoras de componentes para a indústria automóvel (Continental, Siemens, Bosch, Delphi, etc);

9. Mão-de-obra especializada e motivada.

10. Custo por trabalhador inferior à média europeia;

11. Ambiente económico propício à inovação;

12. Fomos dos primeiros países a montar uma rede elétrica de carregamento;

13. Excelente exposição solar;

14. Portugal tem as maiores reservas de Lítio da Europa;

15. Know-how de excelência na construção de infraestruturas;

16. Portugal e a União Europeia têm condições para propor benefícios fiscais e apoio ao investimento.

A nova fábrica da Tesla na Europa é um dos grandes pilares do construtor para aumentar a produção anual – atualmente está limitada a 80.000 unidades/ano – e assim conseguir atingir a estabilidade financeira que tem faltado nos últimos anos.

scroll up