ACP-BP

Pub

Nissan vai fornecer energia ao Amsterdam ArenA

| Revista ACP

Baterias de segunda vida do Nissan Leaf vão fornecer energia ao Amsterdam ArenA, o estádio do Ajax Football Club.

A Nissan, a Eaton, líder em gestão energética, e a The Mobility House assinaram um acordo pioneiro, válido por dez anos, com o Amsterdam ArenA, o estádio do Ajax Football Club e espaço de entretenimento famoso a nível mundial para fornecerem energia de reserva a partir de baterias de segunda vida do Nissan Leaf.

Denominado xStorage Buildings, este sistema armazena e distribui energia sempre que necessário, garantindo que a luz nunca falha no famoso estádio com 55.000 lugares, que tem recebido inúmeros concertos e eventos desportivos ao longo dos anos.

Reaproveitando baterias usadas anteriormente em veículos elétricos, o xStorage Buildings pode receber energia da rede elétrica, permitindo às empresas ter um maior controlo, bem como conseguirem melhor valor e uma opção mais sustentável para o respetivo consumo energético.

Utilizando 280 baterias do Nissan Leaf, o sistema concebido para o Amsterdam ArenA será o maior sistema de armazenamento de energia dotado de baterias de segunda vida utilizadas por uma empresa comercial na Europa e terá quatro megawatts de capacidade.

Além de disponibilizar serviços de energia de reserva ao ArenA, o xStorage Buildings também permite que o Amsterdam ArenA forneça energia aos bairros adjacentes e proteja a rede elétrica. A The Mobility House, uma empresa tecnológica, vai ser a responsável pelo controlo deste sistema integrado no Amsterdam ArenA.

Em paralelo, a Nissan e a Eaton anunciaram que a sua unidade de armazenamento doméstico de energia, xStorage Home, está já disponível para pré-encomenda no Reino Unido, Noruega e Alemanha, seguindo-se outros mercados europeus nos próximos meses.

scroll up