ACP-BP

Pub

Nissan 370Z trocou rodas por lagartas e skis

| Revista ACP

A marca nipónica pegou no mítico 370, trocou-lhe as rodas por skis e lagartas, e foi para a neve.

Nissan 370Z

Com o inverno a marcar presença de forma clara um pouco por todo o hemisfério Norte, e com os Jogos Olímpicos e Inverno prestes a terem início em Pyeong Chang, na Coreia do Sul, a Nissan decidiu abraçar o espírito dos desportos de inverno com uma edição especial no 370Z Roadster, o 370Zki - prenuncia-se "370-Ski".

No lugar das rodas esta versão bem radical do desportivo conta com dois conjuntos de lagartas no eixo traseiro e dois skis direcionais à frente. Por baixo do capot os 332 cv de potência do motor de série.

Mas desengane-se quem pensar que bastou tirar as rodas e montar as lagartas e skis para conseguir este carro, bem pelo contrário. A transformação do 370Z Roadster de série apresentou vários obstáculos. A começar logo pela montagem das lagartas, que obrigou à remoção total da transmissão e à instalação de um kit de elevação desenhado especificamente para este projeto. O resultado foram mais 4,8 cm de altura ao solo.

Depois foi necessário fabricar pontos de montagem específicos para as molas da suspensão traseira e desenvolver espaçadores de 4,8 cm para montagem das lagartas nos cubos das rodas.

Os travões de fábrica mantiveram-se inalterados, mas as tubagens do circuito de travões tiveram de ser alteradas. Da mesma forma, o sistema de escape também teve de ser modificado para caber na parte de baixo do carro. Por fim, as cavas das rodas traseiras também tiveram de ser modificadas para poderem albergar as lagartas de 1,2 metros.

Na parte dianteira, a suspensão teve de ser alterada para fazer face ao novo peso e tiveram de ser produzidos adaptadores que permitissem o correto funcionamento e viragem dos skis, que, tal como acontece no eixo traseiro, foram montados com espaçadores nos cubos das rodas.

O motor e a transmissão também tiveram de ser instalados de forma personalizada, incluindo a instalação de uma placa frontal de proteção do cárter.

Bem mais fácil acabou por ser a adaptação cosmética, com o carro a ser revestido com uma película de vinil, enquanto as óticas foram revistas de amarelo, fazendo lembrar óculos de ski.

"O Nissan 370Zki dá continuidade à tradição recente de trazermos um veículo de inverno imaginativo ao Salão de Chicago. Com a longa herança desportiva do Nissan Z, o 370Zki parecia ser a combinação natural," disse Michael Bunce, vice-presidente da Nissan América do Norte.

scroll up