ACP-BP

Pub

Euro NCAP lança APP para socorristas na Europa

| Revista ACP

Reagir rapidamente ao acidente e obter a máxima informação sobre o veículo vai ajudar a salvar vidas nos sinistros rodoviários

@video=KQR5sSC4B78

O Euro NCAP lançou esta quarta-feira o Euro Rescue, um novo recurso informático para todos os envolvidos no socorro de emergência rodoviária na Europa.

Hoje, a segurança do carro não se refere apenas à proteção dos ocupantes e à promoção de sistemas de assistência ao condutor, mas também a uma maior segurança pós-acidente. À medida que os veículos se tornam mais difíceis, mais complexos e de energia alternativa, é cada vez mais crucial que os socorristas saibam o que podem e o que não podem fazer no local de um acidente.

A intervenção dentro da Hora de Ouro (Golden Hour - estudos provam que atender pessoas acidentadas na 1ª hora reduz substancialmente a mortalidade) é crítica e os socorristas precisam de informações rápidas e objetivas sobre a arquitetura de um veículo para ajudar a remover com segurança as pessoas dos destroços. Por esse motivo, os fabricantes de automóveis disponibilizam as chamadas “folhas de resgate” e os “guias de resposta a emergências”.

Uma Folha de Resgate é uma página de resumo padronizada que contém todas as informações cruciais que os socorristas precisam para realizar a extração de ocupantes com rapidez e segurança. Isso inclui a localização de componentes (por exemplo, airbags e pré-tensionadores) e cabos e baterias elétricos de alta tensão, os quais podem representar um risco para os ocupantes presos e para os próprios socorristas. Os guias de resposta a emergências do fabricante contêm instruções mais detalhadas para educar e auxiliar os socorristas durante o treinamento e são particularmente importantes para veículos a combustível alternativo.

O Euro NCAP, juntamente com a Associação Internacional de Serviços de Incêndio e Resgate (CTIF), centralizou as fichas de resgate dos fabricantes num novo aplicativo, o 'Euro Rescue'. O aplicativo pode ser descarregado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Pode ser usado online e offline, permitindo que as equipas de resgate acessem às informações mesmo quando há pouca ou nenhuma cobertura de rede no local do acidente. Para todos os carros avaliados a partir de 2020, o Euro NCAP vai verificar o conteúdo e compartilhar as fichas de resgate em conformidade com a ISO e os guias de resposta a emergências para novos veículos energéticos, por meio do novo aplicativo.

O Euro Rescue é lançado em inglês, francês, alemão e espanhol. A partir de 2022, o aplicativo estará disponível em todas as línguas europeias. O uso do aplicativo não se restringe à Europa: o Programa Australiano de Avaliação de Carros Novos (ANCAP SAFETY), a autoridade independente de segurança de veículos da Austrália também lança seu aplicativo 'ANCAP Rescue' baseado no Euro Rescue.

Pierre Castaing, Presidente do Euro NCAP afirmou: “Conforme planeado no nosso roteiro 2020-2025, o Euro NCAP adicionou segurança terciária (pós-acidente) na sua classificação de 2020. Este aplicativo Euro Rescue, resultado de um trabalho conjunto entre fabricantes, serviços de combate ao incêndio e resgate e o Euro NCAP, é o primeiro resultado visível dos progressos que podem ser feitos em termos de segurança terciária. Mas outros estão por vir. ”

Tore Eriksson, presidente da CTIF, considerou “o aplicativo Euro Rescue Phone como um marco importante na colaboração com o Euro NCAP e a indústria de veículos. Pela primeira vez, folhas de resgate e guias de resposta a emergências compatíveis com a ISO serão acessíveis de maneira fácil e gratuita num único local. Isso vai ajudar muito os serviços de resgate e os socorristas no seu trabalho, que é de vital importância em toda a Europa ".

scroll up