ACP-BP

Pub

Capacete de Senna estrela em leilão

| Revista ACP

Capacete usado pelo piloto brasileiro no início da sua carreira vai ser licitado a partir de 150 mil euros.

capacete 1920

Os fãs de Ayrton Senna vão ter a oportunidade de adquirir um capacete que o piloto brasileiro usou no início da sua carreira. Este objeto precioso para colecionadores de memorabilia da Fórmula 1, com especial destaque para peças ligadas a Senna, vai ser uma das estrelas num leilão levado a cabo pela Catawiki dedicado a artigos de Fórmula 1.

O capacete que tem um valor estimado até 150 mil euros, foi um dos que Ayrton Senna utilizou durante o GP da Holanda, em 1985, tendo ainda as marcas da “luta” em pista.

É muito raro encontrar capacetes destes no mercado, especialmente tendo em conta que este remonta ao início da carreira de Senna e foi efetivamente usado por ele”, diz Marc Jans, o responsável pela curadoria dos leilões.

Ainda dos tempos da Lotus surge um par de luvas amarelas usadas numa corrida de 1987, com Marc Jans a afirmar que “estas luvas Camel-Lotus mostram várias manchas de óleo provocadas pelo muito uso que tiveram e os colecionadores podem sentir-se mais próximos de Ayrton Senna com todos os sentidos”.

O leilão inclui ainda outro capacete de 1992 que pertenceu ao piloto. “Ele foi adquirido através de um dos fotógrafos favoritos de Senna, que manteve contacto com o piloto durante muitos anos e está nesta coleção particular há quase 25 anos”, adianta Marc Jans.

O último leilão em dezembro inclui um fato de corrida original e um capacete de 1994. “Este fato é um dos apenas dois de que há conhecimento. O outro fato está exibido no museu Ayrton Senna. É muito raro que uma coleção tenha tantos artigos pessoais de uma lenda da F1 como Senna, especialmente artigos que foram realmente usados por ele. Este tipo de artigos quase nunca está à venda e esta é realmente uma oportunidade única para os colecionadores de memorabilia da F1”, conclui Jans.

Estes são apenas alguns dos pontos altos da coleção em leilão, com mais de 250 artigos a preços variáveis, que no total somam um valor estimado de mais de um milhão de euros. Outros artigos, como capacetes de Gerhard Berger (também na galeria), Damon Hill ou fatos de corrida de Michael Schumacher, também podem ser encontrados. A coleção de Fórmula 1 será oferecida em cinco leilões na plataforma de leilões online Catawiki até ao final do ano. O primeiro leilão está a decorrer até dia 29 de outubro de 2018.

scroll up