ACP-BP

Pub

Autódromo Automóvel Club de Portugal

| Revista ACP

Pilotos consagrados e jovens promessas estiveram hoje na Kidzania para inaugurar o autódromo do ACP

Novo autódromo ACP na Kidzania

Foi em ambiente de festa que o Automóvel Club de Portugal inaugurou o seu autódromo na Kidzania, com a presença dos pilotos Miguel Barbosa e José Pedro Fontes, que apoiaram os pequenos pilotos na primeira corrida naquele circuito, contando-se entre eles algumas promessas do desporto motorizado, como Matilde Ferreira e Tomás Martins, ambos de 10 anos, pilotos do Campeonato Nacional de Karts. Também algumas figuras públicas fizeram questão de marcar presença, com o ator Rui Santos (da série Inspetor Max) a ser um enorme sucesso entre as crianças. 

Para o presidente do ACP, Carlos Barbosa, que foi o primeiro a "testar" o autódromo do clube numa volta simbólica, "esta pista é muito gira e competitiva, o que torna ainda mais fantástico poder dar esta hipótese aos mais novos de guiar um carro deste género, com a vantagem de tirarem primeiro a carta de condução na Escola do ACP da Kidzania".

Também o Campeão Nacional de Ralis, José Pedro Fontes, destacou a vertente pedagógica deste circuito, destacando que "aqui tanto aprendem a andar na estrada, com a Escola de Condução do ACP, como a andar em pista, aprendendo as regras de desportivismo e competição saudável". Segundo o piloto da Citroën, "este circuito tem tudo o que é necessário para despertar o interesse dos mais novos pelo desporto automóvel, e conto trazer os meus filhos o mais rápido possível". 

Para o piloto Miguel Barbosa, sete vezes vencedor do Campeonato Nacional de TT, "este autódromo tem um traçado muito bom e muito seguro, e tem a dupla vantagem de aqui os miúdos aprenderem a parte das regras, da segurança e da parte desportiva". Quanto às principais recomendações que deixaria aos futuros pilotos, Miguel lembrou que "o essencial é divertirem-se, gostarem muito do que estão a fazer, sempre em segurança".

Matilde Ferreira e Tomás Martins, ambos de 10 anos e a correr no Campeonato Nacional de Karts, admitiram que "esta pista é mais pequena do que aquilo que encontramos nos karts, mas os que nunca guiaram vão adorar pois dá uma excelente ideia do que é isto dos carros de corrida". 

Uma ideia que foi confirmada por Matilde Pinto, estreante neste tipo de aventuras automobilísticas: "estava um pouco nervosa no início, mas depois isso passou até que, a certa altura, só pensava em ganhar. Fiquei em segundo lugar, o que já não é nada mau". 

"O Automóvel Club de Portugal tem por missão ajudar a formar e creio que é isso que estamos a fazer aqui, com este projeto fundamental e extraordinário, inserido num local visitado anualmente por centenas de milhares de crianças", resumiu o presidente do ACP Motorsport, Mário Martins da Silva.

Vem aí o Grande Prémio Automóvel Club de Portugal

Este autódromo vai ser precisamente o local onde vai decorrer, em 2017, o Grande Prémio Automóvel Club de Portugal, em que os melhores ganham entrada direta na 19ª Formação Karting ACP, em Leiria, no Kartódromo dos Milagres. 

scroll up