ACP-BP

Pub

Vem aí o primeiro carro voador russo

| Revista ACP

Chama-se Cyclocar e está em fase de testes para o seu voo inaugural marcado para 2022.

coche-volador-ruso-840

Há muito que já se fala em carros para cruzar os céus e cada vez menos esse desafio parece ficção. É o caso da Rússia que está empenhada na produção de um modelo de quatro rodas, mas não para circular na estrada: o Cyclocar.

O próprio governo russo, sem adiantar grandes informação acerca desse projecto, fez saber em comunicado divulgado recentemente que o seu primeiro carro voador encontra-se em fase de testes com voo inaugural previsto para 2022 e que em 2024 ou 2025 poderá estar disponível no mercado.

Assemelhando-se a uma aeronave movida por hélices cíclicas, o Cyclocar será totalmente eléctrico, com autonomia de 500 km e uma velocidade máxima de 250 km/h. Nele poderão viajar seis pessoas no máximo ou uma carga útil de 600 kg. A sua dimensão é de 6,2 x 6 m.Também está prevista uma versão híbrida para o projecto Cyclocar.

O Cyclocar será capaz de pousar em superfícies com inclinação de 30 graus e atracar em superfícies verticais. O acesso ao interior é feito pela popa ou pelos lados, enquanto a rampa traseira permite colocar e retirar equipamentos especiais.

O manuseamento deste carro voador "não será mais difícil do que o dos carros modernos" , seja por um piloto a bordo ou com um posto de controlo no solo, como seria feito com um drone.

scroll up