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Elétricos sobrecarregam rede de energia da China

| Revista ACP

Maior mercado mundial de automóveis a bateria quer regras para garantir que a mobilidade elétrica não rebenta os fusíveis do país.   

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A China anunciou novas regras para acomodar a integração dos veículos movidos a novas energias na rede elétrica do país, numa altura em que o maior mercado mundial de veículos eléctricos pretende gerir a procura de energia no contexto de uma transição para as energias renováveis.

Esta preocupação da China está em linha com os receios de outras nações, como a Alemanha, que também pondera racionar carregamentos de elétricos.  

O aviso, publicado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC), apela à criação de normas técnicas iniciais que regulem a integração dos veículos de energia nova na rede eléctrica até 2025.

Os veículos movidos a novas energias tornar-se-ão uma parte importante do sistema de armazenamento de energia do país até 2030, segundo o documento. Com o aumento da procura de eletricidade devido à crescente popularidade dos veículos movidos a novas energias, os governos e outras partes interessadas estão a procurar soluções para evitar que as redes eléctricas fiquem sobrecarregadas.

O carregamento fora das horas de ponta, bem como o carregamento "veículo para a rede" - em que milhões de proprietários de veículos eléctricos poderiam vender a carga das suas baterias aos operadores da rede durante as horas de ponta - têm sido considerados como soluções potenciais.

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A China está a tentar utilizar estas estratégias para gerir os picos de procura de energia através da integração dos veículos eléctricos no sistema de energia, de acordo com a NDRC.

Até 2025, a NDRC quer criar mais de 50 programas-piloto em regiões onde as condições para a integração veículo-rede estão relativamente maduras, incluindo no Delta do Rio Yangtze, Delta do Rio das Pérolas, Pequim, Sichuan e Chongqing.

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