ACP-BP

Pub

Elegância, espaço e tecnologia definem a nova Opel Insignia

| Revista ACP

A nova Opel Insignia Sports Tourer parece um grande ‘coupé’, além de proporcionar uma funcionalidade exemplar.

A nova Opel Insignia Sports Tourer destaca-se pela elegância, adotando linhas como se de um grande ‘coupé’ se tratasse, surgindo ainda com uma funcionalidade exemplar, com habitáculo e bagageira muito espaçosos, e segurança de elevado nível. A capacidade da bagageira atinge 1640 litros, representando um acréscimo de 100 litros face ao anterior modelo. Tal como na berlina Insignia Grand Sport de cinco portas, a tecnologia avançada marca presença através de inúmeros sistemas de conforto e de segurança, que vão da nova geração de faróis IntelliLux de matriz de LED até ao ‘head up display’ de projeção no parabrisas.

Dependendo da motorização e do nível de equipamento, a nova ‘carrinha’ topo de gama da Opel é até 200 kg mais leve que o modelo que vem substituir. Isso deve-se sobretudo ao recurso a materiais especialmente leves e a uma nova filosofia de ‘packaging’ que consegue otimizar a localização dos componentes no veículo. Com o contributo adicional de uma posição de condução mais baixa que anteriormente, tudo isto representa uma melhoria muito sensível na dinâmica em estrada. Na verdade, nunca uma grande ‘station wagon’ da Opel foi tão ágil.

A nova ‘station wagon’ Insignia Sports Tourer disponibiliza as mesmas tecnologias já anunciadas para a berlina Insignia Grand Sport. Em especial evidência está a segunda geração do sistema de faróis adaptativos IntelliLux, formado por matrizes de LED que reagem com ainda maior rapidez. Outros sistemas, como o Alerta de Saída de Faixa com correção automática da direção aumentam consideravelmente os níveis de segurança. Registe-se que o novo Insignia é o primeiro Opel com capô do motor ativo - isto é, o capô eleva-se em milésimos de segundo para aumentar a distância para o motor, garantido maior proteção para pedestres em caso de acidente.

A nova Insignia Sports Tourer vai buscar variados detalhes de design ao arrojado protótipo Monza Concept que a Opel apresentou no Salão de Frankfurt de 2013. Embora o comprimento total tenha crescido ligeiramente face à anterior carrinha, para 4,986 metros, o novo modelo surge com uma aparência bastante mais ‘atlética’ e ágil.

O cuidado posto em cada detalhe é uma das caraterísticas mais marcantes do habitáculo da nova geração Insignia. Por comparação com o anterior modelo, o espaço aumenta em todos os sentidos: 31 milímetros em altura, 25 mm em largura ao nível dos ombros e outros 27 mm ao nível dos assentos. O grande tejadilho panorâmico em vidro (1400 x 860 mm), proposto em opção, estende-se até aos lugares traseiros, acrescentando mais um elemento ao ambiente de luxo. Registe-se que pela primeira vez no Insignia os lugares traseiros junto às portas podem ter aquecimento individual.

O Insignia dispõe de múltiplos sistemas avançados de assistência à condução como: Head-up Display; Câmara 360º; Programador de Velocidade Adaptativo; Manutenção de Faixa com Correção Automática de Direção e Alerta de Saída de Faixa e Alerta de Tráfego Lateral.

A nova ‘station wagon’ Insignia Sports Tourer estará disponível para encomenda em breve e disporá de uma gama alargada de motores sobrealimentados, a gasolina e a gasóleo, acoplados a caixas de velocidades da mais recente geração. Neste particular, sublinhe-se a estreia de uma caixa automática de oito velocidades especialmente eficiente, que se destaca pela suavidade de passagens. Na fase inicial, esta transmissão estará disponível com tração integral.

scroll up