ACP-BP

Pub

Classe A faz disparar números da Mercedes-Benz

| Revista ACP

O 2º modelo mais vendido em Portugal contribui para o 3º lugar da marca no ranking nacional. Tecnologia híbrida plug-in também está em alta.

Mercedes-2020-840

O classe A é o principal responsável pelos excelentes números alcançados pela Mercedes-Benz no mercado nacional. A marca alemã comercializou 16.561 unidades durante o ano passado, com 42% das suas vendas a pertencerem ao classe A, modelo que saltou para o 2º lugar da tabela nacional, atrás do Renault Clio. Para os responsáveis pela marca em Portugal, 2019 foi um ano de excelência, bem apoiado no sucesso do classe A, mas também na tecnologia híbrida Plug-in diesel.

A crescer pelo 7º ano consecutivo, a Mercedes-Benz triplicou o volume de vendas entre 2012 e 2019, chegando a uma quota de mercado de 7,4%, considerada uma das maiores na Europa. No nosso mercado, a marca da estrela subiu ao 3º lugar do ranking, alcançou o 2º lugar dos modelos mais vendidos com o classe A e cimenta a liderança no segmento Premium. No que toca a tecnologias do futuro, e no dia em que foi exibido no CES de Las Vegas o Vision Avtr, uma visão para o futuro, a marca EQ é considerada referência para a mobilidade elétrica.

Com a taxa de penetração a crescer, a Mercedes-Benz foi considerada a marca mais reputada em 2019, contando com apoios digitais mais sofisticados no acompanhamento ao cliente. Apesar disso, é necessário encontrar o ponto de equilíbrio, não descorando os contactos pessoais, pois para os responsáveis da marca, não é suficiente liderar o mundo digital, sendo fundamental a relação física com o cliente. Com uma base confortável, estabilizar a marca e solidificar posições no mercado, são os grandes objetivos para este ano, onde a Mercedes-Benz pretende continuar a apostar na tecnologia híbrida Plug-in a diesel, mas também a gasolina, e liderar a eletrificação em Portugal. Num futuro breve, 1 em cada 3 veículos vendidos pela Mercedes-Benz deverá ser híbrido Plug-in ou elétrico.

Para este ano está agendada a chegada a Portugal do novo GLB, durante o mês de fevereiro, o primeiro SUV compacto de 7 lugares da marca, com preços a partir de 42.500€. O GLA virá no 3º trimestre com novos motores diesel e gasolina, sendo esperado ainda um facelift do classe E durante o 3º trimestre, mas também o desejado classe S que deverá chegar no final do ano.

Enquanto se festejam estes resultados, a Smart também exibe números muito positivos, com mais de 4.000 unidades vendidas no ano passado. Mas a grande aposta deste citadino é sem dúvida alguma a mobilidade elétrica urbana, com a marca a transformar-se no primeiro construtor a comercializar apenas viaturas elétricas desde o primeiro dia de 2020. O Smart Fortwo que irá contar com uma nova grelha, novos faróis dianteiros e traseiros, está à venda a partir de 22.845€.

scroll up