ACP-BP

Pub

Caramulo Motorfestival foi mais um sucesso

| Revista ACP

Evento voltou a encher a vila do Caramulo com fantásticos exemplares da história motorizada.

caramulofinal destaque

Treze anos após a primeira edição, o Caramulo Motorfestival continua a afirmar-se como o evento de referência da paixão motorizada em Portugal, tendo atraído, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, mais de 30 mil pessoas à Serra do Caramulo para vibrar com a beleza dos clássicos e toda a adrenalina do desporto automóvel. Um recorde atingido a todos os níveis, de inscritos na Rampa Histórica no Caramulo, de equipas internacionais, de passeios e concentrações, de visitantes que atenderam ao evento no seu clássico, patrocinadores e apoios no Caramulo Motorfestival até às entradas no museu em apenas três dias, o número mais alto desde a sua fundação há quase 70 anos, para visitar a coleção permanente automóvel e de arte, assim como as exposições temporárias “Porsche: 70 Anos de Evolução” e “The Power of the Force: Brinquedos e Cartazes da Guerra das Estrelas (1977-85)”.

“Treze anos depois da primeira edição do Caramulo Motorfestival, não podíamos estar mais contentes com o que o Caramulo Motorfestival cresceu e se tornou. Pretendíamos que esta edição fosse um momento de viragem e cumprimos com esse objetivo em toda a linha. Ainda mais agora que demos início a esta importante parceria organizativa com o Automóvel Club de Portugal que nos vai permitir divulgar e desenvolver ainda mais a paixão motorizada em Portugal, além de impulsionar a região do Caramulo como destino de excelência,” afirma a organização.

Mais uma vez, o Caramulo Motorfestival conseguiu atrair aos seus palcos um plantel único de pilotos convidados, reunindo veteranos e alguns dos melhores pilotos do desporto automóvel nacional da atualidade. Um dos momentos mais emotivos do Motorfestival foi a receção de Cyril Neveu. O cinco vezes vencedor do Rally Paris-Dakar subiu a Rampa aos comandos da África Twin de Ricardo Megre e, após o regresso ao ponto de partida em frente ao Museu Caramulo, e perante todo o público presente, autografou o depósito de combustível da moto, tornando-a numa verdadeira peça de museu.

Ainda entre os pilotos convidados, destaque para as presenças de Valentino Bolboni, piloto de testes da Lamborghini desde 1968, Pedro Lamy, André Villas-Boas, José Pedro Fontes, Francisco Sande e Castro, Miguel Barbosa, Joaquim Rino, Rosário Sottomayor, a mais bem-sucedida piloto de velocidade portuguesa, e os jovens da Oliveira Cup Afonso Almeida e Dinis Borges.

O evento contou, como sempre, como inúmeros passeios, concentrações e ralis, incluindo o quarto Passeio Clássicos ACP, além de uma Feira de Automobilia, parada militar, espetáculo aéreo, pista todo-o-terreno, atividades radicais, parada de bicicletas, subidas de motos antigas e de competição, um Monster Truck Show e um espetáculo de drift, além de vários apontamentos de música ao vivo. Novidade a que o público não ficou indiferente foi a presença do Lamborghini Aventador, a abrir a Rampa Histórica do Caramulo.

Museu apresentou “Messi” totalmente restaurado

Um dos grandes momentos do fim-de-semana, talvez mesmo o mais emotivo, foi a apresentação do Messerschmitt KR200. Também conhecido como “Messi”, este pequeno carro construído após a Segunda Guerra Mundial e que tinha por filosofia aproveitar todos os recursos possíveis, foi totalmente recuperado pelo Museu do Caramulo através daquela que foi a primeira iniciativa de crowdfunding. O restauro deste Messi de 1958 estendeu-se ao longo de dois anos e só foi possível graças ao apoio das 150 pessoas que responderam de forma afirmativa à iniciativa de angariação de fundos através da internet, uma aposta que os responsáveis pelo Museu do Caramulo já confessaram que vão repetir com outros veículos do espólio do museu.

scroll up