ACP-BP

Pub

Testarossa nome de brinquedos? A Ferrari não vai gostar

| Revista ACP

Depois de anos sem fabricar o Testarossa, a Ferrari corre o risco de ver aquela designação escapar para uma marca de brinquedos.

02 ferrari_testarossa_miami_vice

O emblemático Ferrari Testarossa (muito popularizado na série televisiva Miami Vice) foi desenhado pelo estúdio Pininfarina e foi produzido entre 1984 e 1996. Portanto, desde há 21 anos que mais nenhum modelo destes voltou a ver a luz do dia.

Entretanto, um fabricante de brinquedos (Autec AG) resolveu aproveitar o nome de um dos modelos mais icónicos da casa de Maranello para os seus produtos e a Ferrari reagiu em tribunal por alegada violação de registo comercial.

Só que o tribunal de Dusseldorf decidiu retirar-lhe os direitos sobre a marca Testarossa, alegando o facto da Ferrari não ter usado esta designação nos últimos anos.

Por sua vez, este fabricante de superdesportivos argumentou que apesar de ter voltado a batizar mais nenhum carro novo com este nome continuou nos últimos anos a dar assistência ao referido modelo, a vender peças para restauros e a criar eventos para os proprietários de Testarossa.

Contudo, o tribunal voltou a não dar razão à marca do "Cavallino Rampante", justificando que esses serviços e atividades são prestados pela própria Ferrari e não por uma empresa/entidade denominada Testarossa. "Uma marca tem de ser utilizada para poder ser protegida, algo que, neste caso, a companhia não fez", pode ler-se no comunicado do tribunal.

Resta agora à Ferrari a possibilidade de recorrer desta decisão, ao que ainda não confirmou se o vai fazer na tentativa de "reconquistar" os direitos exclusivos de um dos nomes mais marcantes da sua história septuagenária.

scroll up