ACP-BP

Pub

Produção automóvel quase duplicou em Portugal

| Revista ACP

No 1º trimestre de 2018 fabricaram-se 72.347 mil viaturas, um aumento de 88,9% relativamente aos três primeiros meses de 2017.

VW T_Roc

A produção de automóveis em Portugal quase duplicou no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, revelou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Entre janeiro e março, foram produzidas 72.347 viaturas, um aumento de 88,9% relativamente aos primeiros três meses de 2017. Este resultado deveu-se, sobretudo, pela produção do Volkswagen T-Roc na Autoeuropa, que se iniciou em agosto do ano passado.

"A informação estatística relativa aos três primeiros meses de 2018 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 96,5% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa", sublinha a ACAP, em comunicado.

A Europa continua a representar o principal mercado de exportação dos veículos fabricados em Portugal, sendo o destino de 95,1% do total de viaturas produzidas em território nacional. Com a Alemanha (19,8%), França (15,0%), Espanha (11,7%) e Itália (11,5%) no topo do ranking.

Em termos de grandes regiões, o mercado asiático, liderado pela China (3,3%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.

Em relação apenas ao mês de março, a produção automóvel aumentou 61,9% face ao mesmo mês do ano passado, com o forte crescimento dos veículos ligeiros de passageiros (93,8%) a compensar a descida dos veículos pesados (-26,3%).

scroll up