ACP-BP

Pub

Gama Rapid da Skoda está mais elegante e dinâmica

| Revista ACP

Novo design, novos motores, e mais conforto e tecnologia marcam o facelift do Skoda Rapid e Skoda Rapid Spaceback.

A Skoda reforça os argumentos da elegante gama Rapid e Rapid Spaceback com inúmeras inovações, que vão dos novos sistemas de iluminação ao hotspot Wlan para manter os passageiros online sempre que quiserem, passando ainda por dois motores 1.0TSI com três cilindros, eficientes e dinâmicos mas com reduzidas emissões poluentes. O facelift destes modelos será apresentado ao público pela primeira vez no Salão Internacional de Genebra.

O novo visual do Skoda Rapid é particularmente evidente tanto na parte dianteira como na traseira e o perfil lateral em ambos os modelos é caraterizado pela longa distância entre eixos com um estilo de silhueta coupé, e com a linha tornado bem distinta que cria uma interação entre a luz e a sombra.

Estes modelos contam ainda com um avançado sistema de luzes LED que integra o Light Assistant, a garantir sempre uma iluminação otimizada da estrada. Em zonas de maior escuridão e a velocidades acima de 60 km/h, o sensor deteta veículos que circulem à frente (até uma distância de 400 metros), bem como o tráfego em curso (até 1.000 metros) e escurece as luzes em conformidade com a situação.

Ao nível do interior o novo Skoda Rapid e Skoda Rapir Spaceback apresentam muitas alterações de design. Em primeiro lugar, novas pegas interiores foram adicionadas às quatro portas. As saídas de ar no tablier, nos instrumentos e no painel de controlo do sistema de ar condicionado manual também foram redesenhadas.

Este facelift também inclui como novidade um motor TSI de 1.0 litros disponível para ambos os modelos, cuja capacidade de resposta e eficiência se caraterizam graças ao bloco de três cilindros disponível em dois níveis de potência: 90 e 110 cv, respetivamente.

O Skoda Rapid e Skora Rapid Spaceback continuam a dispor de uma vasta gama de sistemas de segurança como por exemplo, o controlo eletrónico de estabilidade - ESC e uma monitorização contínua dos pneus. Também possuem travões multicolisão, que, em caso de acidente, minimizam o risco de múltiplas colisões, impedindo o rolamento contínuo do veículo. O programa de estabilidade do reboque expande o desempenho do controlo eletrónico de estabilidade.

Os sistemas de assistência, como a deteção de fadiga para o condutor e o Front Assist, incluindo a função de travagem de emergência em cidade (City Emergency Braking), estão também disponíveis para ambos os modelos. Caraterísticas opcionais, tais como luzes de nevoeiro com luz de curva integrada e o Hill-Climb Assist aumentam o nível de segurança ativa. O controlo de distância de parqueamento para a frente e traseira garante conforto e segurança.

Os sistemas de segurança passivos protegem os ocupantes em caso de impacto; entre outros, com seis airbags na frente, laterais e de cabeça, bem como cintos de segurança de três pontos reguláveis em altura com tensores, de série. O sistema KESSY oferece ainda mais conforto, é a abreviatura para entrada sem chave e sistema start-stop. Um sensor, que ao tocar no manípulo da porta, destranca ou tranca automaticamente o veículo. O botão "Start / Stop Engine" inicia ou para o motor.

scroll up