ACP-BP

Pub

A moto que não cai por nada deste mundo

| Revista ACP

O nível de equilíbrio é tão elevado que esta moto elétrica não cai, nem que a empurrem.

Moto que_nao_cai_1920

Com um nome simples mas de tecnologia sofisticada, a AEV (auto-balancing electric vehicle), mais conhecida por C1, é uma moto segura, fácil de utilizar e, sobretudo, apresenta um nível de equilíbrio de tal ordem que resiste a um empurrão ou mesmo a um embate.

Este veículo de duas rodas, desenvolvido pela norte-americana Lit Motors, possui dois motores elétricos, um por roda, que contribuem para ultrapassar perdas de tracção e poder contribuir para equilibrar a mota em determinadas situações.

A C1, que tem capacidade para transportar duas pessoas, é alimentada por uma bateria de 13 kWh (que carrega entre 4 a 6 horas, conforma a potência da rede a que está ligada) e tem uma velocidade máxima de 160 km/h com autonomia de 270 km para uma velocidade média de 90 km/h.

Apesar do projeto estar ainda em fase de aperfeiçoamento dos protótipos, as encomendas já atingem o milhar, de acordo com Daniel Kim, fundador da Lit Motors. Quando saírem da linha de produção, o valor destas motos deve rondar os 20.700 euros com o preço a cair para metade à medida que a produção for aumentando.

scroll up