BMW e Tesla contra tarifas para marcas chinesas

BMW e Tesla juntam-se aos construtores chineses no recurso contra as tarifas da União Europeia sobre os elétricos importados da China.

Aprovadas em outubro de 2024 e com uma duração de, pelo menos, cinco anos, as tarifas da União Europeia para os elétricos importados da China continuam a dar que falar.

Por um lado, a União Europeia defende que as tarifas de até 35,3% (sobre a tarifa normal de 10%) são uma medida para proteger a indústria automóvel europeia e garantir condições de concorrência justas.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Já os construtores chineses defendem que estas taxas podem prejudicar a transição para a mobilidade elétrica na Europa e acusam-nas de serem injustas.

Em novembro, China e União Europeia alcançaram um “consenso técnico” para criar uma alternativa às tarifas de importação, mas desde então não houve novidades.

Face a este impasse, os fabricantes chineses — BYD, Geely e SAIC — interpuseram um recurso judicial no Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) e agora contam com dois “aliados de peso”: o Grupo BMW e a Tesla.

O grupo alemão foi o primeiro a juntar-se ao recurso apresentado pelos construtores chineses e é fácil perceber as suas motivações.

Afinal, os BMW iX3 e MINI Cooper e Aceman são produzidos na China e fortemente impactados pelas tarifas (35,3% no caso dos MINI e 20,7% no BMW).

Já a Tesla juntou-se ao recurso judicial no último dia em que podia fazê-lo, 22 de janeiro, isto apesar de ser o construtor menos impactado de todos os que se juntaram a esta ação judicial.

Apesar de ser produzido na China, a tarifa adicional aplicada à importação do Tesla Model 3 é de apenas 7,8%.

Apresentado este recurso no Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), os construtores chineses e aos seus “aliados” ocidentais terão de esperar um tempo considerável pela decisão.

Estes processos demoram, em média, 18 meses, prazo que pode ainda ser alargado caso a União Europeia decida recorrer da decisão.

Não encontrou o seu destino nas nossas ofertas online?
Temos mais viagens e experiências à sua espera. Contacte-nos

Planeie a sua viagem com confiança

Fale com um dos nossos agentes de viagens

VER CONTACTOS

Não perca as nossas promoções

Receba a newsletter de viagens no seu e-mail


ACP Viagens reconhecida pelas práticas sustentáveis, sociais e de governança (ESG)

ACP - Viagens e Turismo, Lda. | RNAVT 1859 | Sede: Lisboa

scroll up