Alentejo

Costas, encostas e planícies

O Alentejo é a maior região de Portugal onde a história está presente em cada recanto. Conta ainda com paisagens deslumbrantes quer de planicies, quer de praias selvagens ao longo de mais de 170km.

Escolha o local que quer descobrir...

Porquê Monsaraz?

A vista que Monsaraz proporciona reflete a planície alentejana em todo o seu esplendor. No seu interior, a história conta-se em contornos de xisto e cal, lembrando tempos medievais de conquistas e culturas longínquas. Lá em baixo, estende-se a albufeira do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, rodeado pelo barrocal de oliveiras e azinheiras centenárias, onde despontam monumentos milenares como o Cromeleque do Xerez. Nas aldeias circundantes, há uma identidade que convidamos a descobrir, desde o saber fazer do artesanato aos sabores típicos da região, sem esquecer os vinhos de eleição e o cantar alentejano que, aqui e ali, acontece espontaneamente.

Pão Alentejano
Símbolo

Pão alentejano

Vista Castelo Monsaraz
Momento Zen

Vista do castelo de Monsaraz sobre o Alqueva e a planície alentejana

Património com sabores

Monsaraz é uma vila para descobrir a pé. Os carros ficam estacionados fora deste mundo medieval, um museu a céu aberto, com especial destaque para a magnífica Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa e para as infinitas vistas além muralhas. Intramuros há sabores para descobrir e levar para casa. Na Casa Tial, podemos encontrar uma seleção de chás e produtos regionais da doçaria alentejana, azeites e vinhos. Na Loja da Mizette, encontramos as famosas mantas alentejanas, tapetes e artesanato. Para degustar os sabores do Alentejo, com vista privilegiada, sugerimos os restaurantes Sabores de MonsarazOs Templários, ou Xarez.

 

Mergulhos no Alentejo

A albufeira do Alqueva domina a paisagem a este. O “Grande Lago” pode ser explorado pela Alqueva Cruzeiros (10% desconto ACP em qualquer serviço), empresa de animação turística com uma ampla oferta, de passeios de barco com visita às ilhas, ski e wakeboard, paddle insuflável ou boias de tração. A própria praia fluvial de Monsaraz é um dos programas que deve disfrutar neste cenário de planície quente e águas cálidas. E quando abrir o apetite, aconselhamos uma visita a um lagar de azeite transformado em restaurante. Na vila do Telheiro, o Sem-Fim, oferece sabores regionais com uma apresentação criativa. À noite, visite o Observatório Astronómico do Alqueva, numa região onde o céu parece mais próximo de nós.

Alqueva

 

Dormir como um rei

A pouco mais de 40 km de Monsaraz, o Hotel Convento de São Paulo (10% desconto ACP) apresenta um edifício erguido em 1182 na Serra d’Ossa, perto do Redondo. Nesta unidade dorme-se num autêntico palácio, forrado por uma coleção de 54 mil azulejos, fontes florentinas e claustros em tempos percorridos por D. Sebastião, D. João IV ou por Catarina de Bragança.

Vinhos e azeites de eleição

Na vizinha Reguengos de Monsaraz fica uma das casas de vinhos mais famosa do país. A estrada até à Herdade do Esporão está rodeada por 700 hectares de vinha, onde se ergue a famosa Torre do Esporão, estrutura erguida em 1490 e que serve de imagem de marca da famosa casa de vinhos alentejana. Aqui podemos conhecer as vinhas, adega, hortas e lagares de azeite, assim como provar os sabores ali produzidos. A Herdade do Esporão tem ainda um restaurante próprio e uma loja, permitindo levar para casa os sabores do Esporão.

 

A não perder

Refeições cantadas

Bem perto de Monsaraz, na vila de Mourão, fica um dos restaurantes mais surpreendentes da região. Na Adega Velha, logo à entrada, somos surpreendidos pelo cante alentejano, protagonizado por vozes da terra, que ali desatam ao desafio, entre talhas de barro onde se serve o vinho da casa. Na ementa destacamos o cozido de grão, os espargos com ovos mexidos e chouriço ou a perdiz estufada. Enquanto esperamos, podemos ir petiscando umas deliciosas azeitonas verdes acompanhando com um dos símbolos da região: o fabuloso (e verdadeiro) pão alentejano.

Terra do barro

Por onde vamos passando em Monsaraz, atentamos nas peças de barro vidrado em exposição nas paredes ou na loiça de mesa. Muito provavelmente são peças que vêm de São Pedro do Corval, terra do barro, numa vila situada a pouco mais de 10 quilómetros de Monsaraz. Aí destacamos a Olaria Patalim, onde os saberes de gerações ainda são acarinhados e trabalhados como sempre, e para a Casa do Barro, centro interpretativo situado numa antiga olaria onde se desvendam todos os segredos das cerca de 21 olarias ainda em funcionamento nesta vila alentejana.

Um dia em Monsaraz

9h30

Dirija-se ao castelo de Monsaraz e comece o dia com a magia das vistas sobre a planície e um vislumbre de onde irá ao longo do dia.

10h00

Percorra as ruas de Monsaraz e entre nos seus monumentos, apreciando os contornos medievais do castelo.

11h

Aproveite para beber um chá na vila museu e talvez comprar um dos produtos típicos numa das lojas de Monsaraz.

13h

Almoço no restaurante Sem-Fim, num lagar de Azeite convertido em restaurante.

14h30

Aventure-se numa volta pela albufeira do Alqueva e mergulhe nas águas quentes do Grande Lago.

16h

Rume à Herdade do Esporão e descubra um dos projetos de enoturismo mais marcantes deste lado do Tejo.

18h

Passe por São Pedro do Corval e maravilhe-se com as peças de cerâmica da região.

19h30

Chegue mais cedo à Adega Velha em Mourão para ouvir o cante alentejano e para uma refeição tipicamente alentejana.

Itinerários

Monsaraz – Telheiro – Praia Fluvial de Monsaraz – São Pedro do Corval – Reguengos de Monsaraz – Mourão

Tomando Monsaraz como centro, descubra toda a envolvente desta vila-museu a céu aberto.

Partida de Lisboa: 187 km | 2h08

Partida do Porto: 397 km | 4h31

 

Conheça Portugal bem preparado:
com os melhores descontos e o melhor apoio em férias

Quando planear os seus destinos de férias tenha em conta que, se for sócio ACP, tem acesso a uma rede de descontos em alojamento e restauração que vão facilitar o seu acesso a experiências que ficam para a vida.

Para umas férias ainda mais inesquecíveis, o ACP Viagens coloca ao seu dispor um conjunto de programas e de pacotes com percursos e alojamento facilitados, para que não tenha que se preocupar com nada a não ser fazer as malas.

SAIBA MAIS

scroll up