Rally de Portugal é exemplo internacional de sustentabilidade ambiental

Comité Olímpico Internacional destaca Vodafone Rally de Portugal como primeiro caso de sucesso de sustentabilidade ambiental do desporto automóvel.

O Comité Olímpico Internacional (COI) elegeu o Vodafone Rally de Portugal como o primeiro caso de sucesso do desporto motorizado para a sustentabilidade ambiental. Entre as medidas implementadas pelo Automóvel Club de Portugal antes, durante e após o Vodafone Rally de Portugal de 2019, o COI destaca o trabalho levado a cabo na gestão de resíduos.

Com mais de um milhão de espectadores ao longo dos quatro dias da prova, a rede de voluntários e a colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente e os vários municípios abrangidos foram determinantes para a renovação da certificação ambiental da Federação Internacional do Automóvel.

Embora o desporto motorizado não tenha uma disciplina olímpica, o COI reconhece-o como parte do Movimento Olímpico. Através do seu programa de acreditação ambiental, a FIA tem como objetivos reduzir o impacto ambiental das provas do mundial de ralis, sensibilizar a comunidade desportiva para a preservação do meio ambiente e incentivá-la a adotar medidas adicionais de sustentabilidade.

Na sequência da resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a importância do desporto no apoio à Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, o Comité Olímpico Internacional criou o Projeto de Sustentabilidade de Federações Internacionais, cujo fim é o de avaliar o trabalho dessas instituições quanto a políticas de sustentabilidade ambiental nos seus eventos.

scroll up