ACP-BP

Pub

Um A5 familiar mas com tendências desportivas

| Revista ACP

 

Desenhado e concebido com génio, o novo Audi A5 Sportback encaixa várias filosofias de vida e vastas tecnologias.

Audi A5 Sportback

O número 5 na Audi parece que foi feito para encantar. Uma família cativante que recentemente recebeu alterações fundamentais, primeiro com o A5 Coupé, depois com o Q5, e agora com este coupé de cinco portas, mais vocacionado para a família, mas piscando os olhos a uma inegável linhagem desportiva. Sete anos depois do lançamento do primeiro A5 Sportback, os técnicos da Audi voltaram a refletir no que se poderia fazer em termos de design a um automóvel já por si perfeito. O resultado não podia ter sido mais agradável, com esta 2ª geração a mostrar-se ainda mais cativante, através de um design e uma engenharia emocional, complementada com um requinte interior, uma interminável lista de novas tecnologias, motores e caixas de velocidades absolutamente convincentes.

Em resumo, o construtor alemão lançou mais uma obra-prima que consegue combinar design desportivo com a versatilidade de um familiar, tornando o A5 Sportback num dos modelos favoritos da Audi. E o novo menino bonito da marca vai contar com três fases de lançamento distintas, no que toca a motorizações. Para já a disponibilidade passa pelo bloco 2.0 TDI de 190 cv, com caixa manual de seis velocidades ou automática “S tronic” de tração dianteira ou com o sistema “quattro” da Audi. Apesar do equipamento de série já ser bastante rico, o A5 Sportback disponibiliza três níveis de equipamento, oferece melhores quotas de habitabilidade e um interior completamente diferente, onde pontifica um mundo de novas tecnologias.

Tal como no Coupé ou até mesmo no Q5, é difícil melhorar o que já era excelente. No entanto o entusiasmo dos designers e engenheiros da Audi conseguiram emagrecer o modelo em menos 85 kg que a geração anterior e otimizar os motores, agora mais potentes e com menor consumo, ligados a novas e eficientes caixas de velocidades manuais ou automáticas. Retoques de requinte contribuem para uma melhor aerodinâmica, mas também para viagens confortáveis, que podem ser geridas através de uma suspensão com controlo de amortecimento. Mas como nos tempos que correm não é suficiente fascinar através de design e performances, a Audi dotou o A5 Sportback com as mais recentes tecnologias de segurança, sistemas de ajuda e assistência à condução para todas as situações e um elevado grau de conetividade. Por exemplo o aperfeiçoado “Audi Connect” fornece uma ligação total ao mundo com as mais variadas e até impensáveis informações, que chegam num ápice até aos ocupantes, através de dois sistemas distintos que até já fornecem informações sobre o estado das estradas, possibilitando também ao proprietário planear a gestão da manutenção do automóvel. Enfim, um admirável mundo novo a residir dentro de um automóvel fascinante, tanto em termos de comportamento como de design. Com uma garantia de 4 anos ou 80.000 km, o Audi A5 Sportback está para já disponível com o motor 2.0 TDI de 190 cv, com preços a oscilarem entre os 47.760€ e os 56.460€ consoante o nível de equipamento e as diferentes transmissões.

 

scroll up