O novo Toyota RAV4 plug-in mistura eficiência com potência

|AUTOCLUBE

O RAV4 mais potente de sempre oferece 306 cv de potência, consumos moderados e assume-se como o topo de gama dos híbridos da Toyota.

rav4phev-aberura-900

A tecnologia híbrida plug-in foi abraçada pela Toyota em 2007 com o Prius, e agora o expoente máximo dessa tecnologia chama-se RAV4. O novo modelo é uma montra tecnológica da marca, mostra um design robusto e oferece inegável qualidade de construção. Com uma autonomia exclusivamente elétrica que varia entre os 75 e os 98 km, consoante a utilização, o RAV4 híbrido plug-in conta com tração integral de série AWD, quatro modos de condução e ainda o sistema Trail para uma eficaz utilização fora de estrada. Capaz de acelerar dos o aos 100 km em apenas 6,0 segundos, a nova arma híbrida da Toyota oferece 306 cv de potência combinada e consumos extremamente atraentes. Já disponível em Portugal, os preços do novo Toyota RAV4 Híbrido Plug-in variam entre os 54.990€ e os 61.990€ conforme o nível de equipamento.

O novo RAV4 Plug-in assume a posição de topo de gama RAV4 ao mesmo tempo que se posiciona como novo porta-bandeira dos modelos híbridos da Toyota. É um veículo que oferece uma combinação de potência e eficiência ambiental que é ímpar na sua classe. O seu lançamento fortalece e alarga o apelo do RAV4, o modelo que criou o mercado dos SUV de lazer e que já acumulou mais de 10 milhões de vendas em todo o mundo. A Toyota aplicou todo o seu know-how em tecnologia híbrida para criar o RAV4 Plug-in, produzindo um veículo que não só é potente como também supera todos os seus rivais em termos de baixas emissões e economia de combustível. Os dados de homologação final deste modelo indicam 22 g/km CO2 e 1,0 l/100km (ciclo WLTP combinado). O RAV4 funciona como um verdadeiro veículo elétrico já que o modo EV é aquele em que arranca, podendo percorrer até 98 km em condução urbana (ciclo WLTP Cidade) com uma carga completa da bateria, claramente mais do que a média da distância das deslocações diárias na Europa, estando apto a alcançar velocidades de 135 km/h, sem intervenção do sistema de propulsão híbrida.

Quando a potência adicional do motor é necessária, a capacidade do motor Dynamic Force de 2,5 litros garante que a eficiência continua a ser líder na sua classe. O carregamento da bateria é simples e seguro e pode ser realizado em 2,5 horas usando uma ligação de 230 V/32 A. Fazendo parte do equipamento de série, o utilizador pode usar a aplicação MyT para agendar e monitorizar remotamente o carregamento da bateria e também acionar o sistema de ar condicionado para aquecer ou arrefecer o habitáculo antes do início da viagem.

No exterior apenas alguns pequenos detalhes distinguem o RAV4 Plug-in do seu “irmão” híbrido, mas que contribuem para realçar o seu caráter de “desportivo refinado”. Há um acabamento com aparência de metal na moldura inferior dianteira e por cima da placa traseira, inserções em cromo escuro nos grupos óticos e um acabamento em chapeamento escuro na grelha dianteira. A placa de proteção traseira é pintada em negro e a tomada para carregamento está oculta sob uma portinhola no flanco traseiro direito. O espaçoso habitáculo conta com bancos desportivos, revestidos em tecido cinza-escuro com costuras contrastantes em vermelho, no nível de equipamento intermédio. A versão Style apresenta, de série, uma impressionante combinação de tecido e couro sintético em dois tons (vermelho e cinza-escuro), com a opção de couro genuíno com acolchoado vermelho horizontal nas costas dos bancos e uma contrastante faixa vermelha vertical na zona dos ombros.

scroll up