Multivan da Volkswagen já foi apresentada

|AUTOCLUBE

Conhecida por pão de forma, a Multivan promete dar continuidade ao famoso modelo, agora em modo híbrido e carregado de tecnologia

Volkswagen-Multivan-01

Apenas alguns dos veículos automóveis de hoje têm status de culto, e o Pão de Forma é um deles. A Volkswagen apresenta a estreia mundial deste best-seller, baseado num conceito completamente novo, que teve como base a plataforma transversal modular MQB do Grupo. Em termos técnicos, o novo Pão de Forma deu um salto quântico: a partir de agora, o portefólio de sistemas de acionamento tem uma nova versão, com a introdução de um híbrido plug-in. O Multivan pode, assim, tornar-se temporariamente num veículo com emissões zero.

Novos sistemas de assistência, operacionalidade e infoentretenimento de última geração também estão presentes na gama pela primeira vez. Avanços máximos também foram feitos na área de segurança, em termos de colisões. O ADN do design exclusivo do Pão de Forma foi aprimorado. Chega a Portugal no final do ano, com motorizações híbridas e a gasolina. O diesel chegará uns meses depois.

Uma receita de sucesso. Junta o melhor conceito de flexibilidade, adiciona o conforto de uma limousine e uma versatilidade sem precedentes no interior. Tem o exclusivo ADN do Pão de Forma, ao qual permanecerá fiel. E esse é exatamente o objetivo: no final deste ano, a Volkswagen inicia a comercialização de uma viatura para um estilo de vida associado à nova mobilidade. É o princípio de uma nova era.

O novo Multivan assume o papel de um automóvel polivalente altamente talentoso: na versão eHybrid, com um sistema de propulsão híbrido plug-in, torna-se até, temporariamente, um veículo de emissões zero. Ao mesmo tempo, a sua impressionante autonomia total torna-o ideal como um familiar para viagens longas. Com uma volumetria de até 4053 litros de espaço para bagagem, também é capaz de transportar praticamente qualquer equipamento desportivo ou as malas de sete pessoas. E, graças à capacidade de reboque de até 2000 kg, o novo Multivan também pode rebocar, por exemplo, um iate.

Albert Kirzinger, diretor de design da Volkswagen, destaca: “É claro que o ADN está no espaço. O novo veículo tem espaço em abundância. Flexibilidade e versatilidade é o que diferencia o Pão de Forma.”

Este ano, a Volkswagen dá continuidade no futuro à sua longa história, com um modelo 100% novo, adaptado aos novos tempos – mais sustentável, mais confortável, mais seguro, mais inteligente, muito mais conectado e com a maior qualidade de sempre. Com este novo modelo, os peritos da Volkswagen materializaram com o ADN inconfundível da marca um veículo adaptado ao seu estilo de vida, integrando todas as funcionalidades que a era digital e eletrificada exige.

Um veículo com inúmeras possibilidades de utilização

Com este veículo de sete lugares, disponível nas linhas de equipamento “Multivan”, “Life” e “Style”, a Volkswagen transfere uma sensação especial de um automóvel conectado e digitalizado para a vida no presente e no futuro. Projetado, acima de tudo, para famílias e pessoas ativas e desportivas, este MPV oferece inúmeros cenários de mobilidade com o seu novo sistema de assentos e espaço de bagagem.

Um veículo pensado exclusivamente para passageiros e a sua bagagem

Ao contrário da tendência atual, em que se adaptam veículos de carga para o transporte de passageiros, a Volkswagen lança o Multivan 100% pensado para a viagem em família ou entre amigos. Este modelo, desenvolvido a partir da plataforma MQB, não terá versões adaptadas ao transporte de carga. Uma solução sem compromissos, pensada exclusivamente para a segurança e o conforto do condutor e dos seus passageiros. Asseguram-se, assim, os mais elevados padrões de isolamento sonoro, conforto e comportamento em estrada.

Zero emissões na estrada: primeiro Multivan com versão híbrida plug-in

O novo Multivan vai ser lançado na versão e-Hybrid, que permitirá a condução em modo de emissões zero. Com transmissão DSG de dupla embraiagem, a plataforma MQB aloja a bateria de iões de lítio debaixo do piso, o que permite poupar espaço e baixar o centro de gravidade deste monovolume inovador. A potência total do sistema do motor elétrico aliado a um motor a gasolina turbo TSI é de 218 cv (160 kW).

Albert Kirzinger, diretor de design da Volkswagen, sublinha que “o novo Multivan oferece uma autonomia para todas as situações, o mesmo acontecendo em termos tecnológicos. O utilizador pode fazer as suas tarefas do dia-a-dia também num modo 100% elétrico. E em viagens de maior duração, pode aproveitar os benefícios de uma potente condução híbrida."

A bateria de iões de lítio, com uma energia de 13 kWh, está alojada debaixo do piso do novo Multivan e-Hybrid. Isso economiza espaço e, simultaneamente, baixa o centro de gravidade do MPV. Isso tem um efeito muito positivo na condução e, ao mesmo tempo, é capaz de superar as típicas distâncias diárias com energia 100% elétrica. O novo Multivan e-Hybrid com sistema híbrido plug-in arranca sempre que possível em “e-mode”, livre de emissões, e só a uma velocidade superior a 130 km/h é que o motor TSI entra em ação. A combinação do motor elétrico com um motor a gasolina facilita as viagens de longa distância.

A bateria do Multivan é carregada através de um interface posicionado à frente do lado direito. Todas as viaturas vêm equipadas com cabos para carregamento rápido ou em tomadas de 220 V.

O Multivan e-Hybrid torna possível um estilo de vida mais ecológico numa viatura familiar. É o modelo versátil para pessoas em movimento, famílias, desportistas e viajantes, de forma eficiente e sustentável. O novo Multivan será lançado com motorizações e-Hybrid e gasolina no final deste ano. A motorização diesel estará disponível uns meses depois.

3 motores de quatro cilindros – Dois motores turbo a gasolina e um bloco turbodiesel, em paralelo com o sistema de acionamento e-hybrid plug-in com tração dianteira estará disponível com potência que varia entre os 136 cv (100 kW) e os 204 cv (150 kW). No próximo ano, a gama será enriquecida com um motor TDI de quatro cilindros, com uma potência de 150 cv (110 kW).

Transmissão automática – Todas as versões do novo Multivan são acopladas, de série, a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG). O DSG de 6 velocidades do e-Hybrid é uma caixa da família DQ400E, desenvolvida especificamente para o sistema de acionamento híbrido plug-in, e forma uma unidade única com o motor elétrico. A caixa de velocidades que está a ser usada para as versões TSI e para o futuro TDI é uma DSG de 7 velocidades. No Multivan, a seleção de marcha é feita “by wire”, portanto, de forma extremamente simples, através de um pequeno botão seletor DSG no painel de instrumentos.

Condução autónoma – É o primeiro Pão de Forma com “IQ.DRIVE Travel Assist”, e o número de sistemas de assistência aumentou significativamente. Dependendo da especificação, existem agora mais de 20 sistemas. As soluções de série estão sempre a bordo e incluem “Car2X” (sistema de alerta local), o sistema de monitorização da área de assistência dianteira, incluindo a travagem de emergência em cidade. Os novos sistemas inovadores incluem “IQ.DRIVE Travel Assist”, que facilita a condução autónoma entre 0 e 210 km/h. Já o “Adaptive Cruise Control” (ACC) com assistente de colisão frontal “Front Assist”, com travagem de emergência autónoma, é um sistema que pode ser especialmente prático em autoestradas: pode manter e controlar a velocidade do veículo, tendo em conta a distância ao veículo da frente. Por sua vez, o sistema “Lane Assist” deteta os limites da faixa de rodagem através de uma câmara multifunções e corrige a trajetória do veículo, caso as linhas sejam ultrapassadas, aumentando significativamente a facilidade de condução e segurança em viagens de média e longa distância.

Exterior carismático – O design é novo, mas "inequivocamente Pão de forma". Permaneceu único, pois a origem é única. O designer-chefe Albert Kirzinger, destaca: “o novo modelo transporta os genes inconfundíveis do design dos históricos MPV mais conhecidos do mundo.”

A Volkswagen recriou o conceito de espaço em todos os sentidos. O design e a aparência de um dos ícones da indústria automóvel foram atualizados para as necessidades dos novos anos 20. O ADN dos seus famosos antecessores também desempenha um papel fundamental na definição do design.

scroll up