Fiat apresenta o novo 500

|AUTOCLUBE

De uma assentada, a marca apresenta três novas versões do bem sucedido citadino, com propostas elétricas e equipamento para todos. 

500-1

A Fiat revelou a gama completa do novo 500, que está pronta para ser comercializada, e apresentou também o 3+1 “la Prima” Opening Edition, a terceira ‘carroçaria’ do Novo 500 que se junta às versões cabrio e berlina.

Esta é uma das maiores novidades do famoso modelo italiano que, depois de 1957 e 2007, conhece em 2020 uma nova versão, tanto por fora como por dentro, acompanhando de muito perto nos novos tempos da mobilidade.

Por exemplo, os designers da marca italiana trabalharam numa solução inteligente com dimensões idênticas às das versões cabrio e berlina, mas com uma pequena terceira porta do lado do passageiro. Tal como o primeiro 500 de 1957 com portas articuladas atrás: um regresso às origens do modelo num frutífero diálogo entre passado e futuro. O resultado é uma nova carroçaria que vem juntar-se às do cabrio e da berlina, com dimensões inalteradas e sem um único centímetro acrescentado.

A terceira ‘pequena porta’ tem abertura ao contrário e a inexistência de um painel central na própria porta significa que se consegue entrar mais confortavelmente, carregar e descarregar coisas com mais facilidade e acomodar as crianças no banco de trás ou elevar a cadeira de forma mais simples e direta. Depois de fechada a pequena porta, não há diferença em relação a qualquer outro 500: o mesmo estilo, o mesmo tamanho. Tudo isto com um aumento de peso de apenas 30 kg, sem impacto na dinâmica da viatura nem no consumo de energia.

Em termos de segurança, de referir que só se consegue abrir a ‘pequena terceira porta’ se a porta da frente já estiver aberta, para garantir que os passageiros do banco de trás não conseguem abri-la acidentalmente.

Tal como o cabrio e a berlina, também o Novo 500 3+1 está a ser lançado na “la Prima” Opening Edition, caracterizada pelo estilo, exclusividade, tecnologia e conectividade.

Estilo. É claramente um 500 e, como tal, não podia deixar de personificar estilo e atenção ao pormenor. Na altura do lançamento estão disponíveis três cores:

Rosa Gold

Azul Glacier

Preto Onyx

Exclusividade. O Novo 500 3+1 “la Prima” distingue-se por uma série de exclusivos pormenores: faróis dianteiros ‘Full LED’ com ‘design Infinity”, jantes bicolores de 17” com corte adiamantado e guarnições cromadas nos vidros e nos painéis laterais. Bancos, tablier e volante em ecopele, monograma Fiat nos bancos, volante bicolor e exclusiva personalização “la Prima” na consola. A propósito de conforto: bancos dianteiros reguláveis em seis posições, tapetes, retrovisor interno eletrocromático e sensores de estacionamento ‘drone view’ a 360º.

Tecnologia. O “la Prima” é equipado com os mais avançados sistemas de assistência à condução disponíveis:

Cruise Control Adaptativo Inteligente (CCAi) e Manutenção no Centro da Faixa de Rodagem

Reconhecimento de Sinais de Trânsito

Travagem de Emergência Autónoma com reconhecimento de peões e de ciclistas

Assistência Inteligente de Velocidade

Alerta de Transposição de Faixa

Câmara de visão traseira com grelha dinâmica

Sensores de estacionamento a 360° e de ângulo morto

Sensores automáticos de luz e chuva

Chamada de emergência

Travão de estacionamento elétrico

Oferece ainda ar condicionado de regulação automática, chave em forma de seixo vestível, carregamento rápido de 85 kW e cabo Modo 3 de 11 kW, de série, para carregar em casa ou em postos públicos.

Melhor ainda, dispõe de sistemas de condução autónoma de nível 2, uma estreia num citadino.

Mas as novidades não se esgotam no 3+1. A gama do Novo 500 propõe três níveis de personalização (básico, médio e topo de gama), denominados @ACTION, @PASSION e @ICON respetivamente, cada um com uma missão de produto específica, apresentando o melhor na tecnologia, conectividade e segurança. Muito conteúdo inovador, único no segmento de veículos citadinos.

Novo 500 @ACTION: a democratização da mobilidade elétrica

O 500 Nível básico é o citadino elétrico ideal, destinado àqueles que vivem a vida na cidade, centros urbanos e zonas de tráfego limitado (ZTL) ao máximo, àqueles que conduzem uma média de 50 km por dia e preferem a mobilidade dinâmica e económica. O 500 @ACTION é equipado com um motor elétrico de 70 kW, com aceleração 0-100 km/h em 9,5 segundos e a sua velocidade autolimitada a 135 km/h. Inclui uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 23,8 kWh, resultando numa autonomia de mais de 180 km no ciclo WLTP, ou mais de 240 km a conduzir apenas em cidade. Se calcularmos que, em média, o uso diário situa-se abaixo de 50 km, isso significa que só é newcessário carregar o novo 500 a cada 2 ou 3 dias.

Uma grande preocupação é o tempo de carregamento, pelo que o 500 @ACTION é equipado com um sistema de carregamento rápido de 50 kW, para recarregar a bateria da viatura muito rapidamente. Por exemplo, tudo o que necessita para acumular uma reserva de energia suficiente para as necessidades diárias (cerca de 50 km) resume-se a menos de 10 minutos, aproximadamente o mesmo tempo que demora a tomar o pequeno-almoço num café. O sistema de carregamento rápido oferece também a opção de carregar a viatura durante a noite na sua garagem em casa, usando o cabo Modo 2 (3 kW) incluído, ou durante o dia, enquanto está a trabalhar. A tomada ‘Combo 2’ localizada no painel traseiro do lado direito da viatura proporciona um carregamento rápido, tanto em CA como em CC. Para carregar tanto em casa como em postos públicos, os clientes podem também adquirir um cabo Modo 3 trifásico de 11 kW ou uma Wallbox Mopar.

No interior, a tecnologia conjuga a versão de Nível básico com conteúdos que até há pouco tempo só poderiam encontrar-se em viaturas do segmento superior: desde o botão auto-start (‘Keyless Go’) e o travão de mão elétrico ao visor a cores TFT digital de 7” reconfigurável à frente do condutor – que no Novo 500 assume o lugar de um painel de instrumentos convencional, em que o condutor pode ver todos os dados mais importantes para a viatura, incluindo a autonomia e o estado de carregamento. O acabamento interior apresenta um tablier preto, enquanto que os bancos – em fio Seaqual – incluem um motivo chevron geométrico e costuras em prateado.

Novo 500 @PASSION: a mobilidade elétrica está mais fresca

O Novo 500 @PASSION oferece uma gama de referência, não só para o segmento dos veículos citadinos: 320 km no ciclo WLTP, aumentando para 460 km quando conduzido apenas na cidade. Faculta carregamento rápido de 85 kW, para que possa carregar uma bateria descarregada até 80% de autonomia em 35 minutos, ou até 50 km – a distância média diária percorrida – em cerca de 5 minutos. O Cruise Control é igualmente acrescentado ao ADAS que vem como equipamento de série no @PASSION.

Carregamento rápido, mas também emparelhamento rápido: no tempo necessário para subir a bordo, o seu smartphone liga-se à viatura, em menos de 5 segundos. Mediante pedido, o carregamento pode também ser wireless, bastando colocar o seu telemóvel no suporte de carregamento dedicado, que se encontra no compartimento central ao lado do condutor.

No exterior, o @PASSION destaca-se pelas suas jantes de 15” decoradas com um acabamento brilhante de duas cores, enquanto que o interior inclui todos os serviços que pode usar a partir do seu smartphone e o novo sistema de infoentretenimento UConnect 5, com um ecrã de 7”, Wireless CarPlay / Android Auto para serviços ligados através da Uconnect Box, a série de Serviços UConnect para oferecer aos clientes uma experiência de utilizador simples, confortável e wireless, e um rádio DAB.

Existem dois níveis de acabamento interior à disposição: tablier preto e bancos em fio Seaqual com motivo chevron e costuras em prateado, ou um ambiente mais claro com um tablier branco e bancos azuis, que incluem também o motivo chevron.

À semelhança de toda a gama, o @PASSION é equipado com um seletor e-Mode para escolher entre três modos de condução – Normal, Range e Sherpa, a selecionar de acordo com as suas exigências e o seu estilo de condução preferidos.

O motor de 118 cv possui uma potência de 87 kW, oferecendo uma velocidade máxima de 150 km/h (autolimitada) e aceleração 0-100 km/h em 9,0 segundos e 0-50 km/h em 3,1 segundos.

Novo 500 @ICON: o topo de gama da mobilidade elétrica

O 500 @ICON é um verdadeiro ícone de estilo, tecnologia, materiais e conteúdo. Uma viatura com tudo incluído, em linha com a história do 500, que nos mostra que as versões topo de gama, como o 500 Riva, sempre foram os best sellers da Fiat.

O 500 @ICON é, assim, um verdadeiro ícone de mobilidade com autonomia até 320 km no ciclo WLTP, aumentando para 460 km no ciclo exclusivamente urbano. O carregamento rápido é garantido pelo sistema de carregamento rápido CC, que funciona até 85 kW.

Igualmente topo de gama em termos da sua tecnologia de bordo: o novo sistema de infoentretenimento é equipado de série com um ecrã tátil de 10.25” ‘cinerama’, com GPS e o sistema Uconnect 5. De forma horizontal, o touchscreen de alta definição encaixa perfeitamente no tablier da viatura, tendo sido concebido de acordo com critérios para eliminar as distrações do condutor. O UConnect 5 apresenta ainda o sistema de interface de Linguagem Natural com reconhecimento avançado de voz, para que possa falar com o carro usando a palavra “Hey Fiat”, para controlar as suas definições de autonomia e carregamento, programar o ar condicionado e escolher a sua música favorita.

No exterior, a versão topo de gama destaca-se pelas suas jantes de liga leve de 16” com acabamento brilhante, enquanto os interiores do 500 @ICON vêm com todo o melhor conteúdo que o novo modelo tem para oferecer, tudo de série. A começar por um pormenor que o distingue de todos os outros: passive entry, não uma revolução, mas uma característica nunca antes vista num veículo do segmento A. Um pormenor ainda mais inconfundível é a pedra preta sem botões, uma chave portátil inteligente que pode transportar no seu bolso ou na sua mala, que comunica com o carro e destranca automaticamente as portas quando se aproxima da viatura e, em seguida, volta a trancá-las com um simples toque no puxador da porta quando sai. Um tributo adicional que o Novo 500 presta com vista a um mundo mais sustentável tem a ver com a composição da pedra, feita de um policarbonato especial de origem biológica.

Elegância e exclusividade guiaram os designers do Centro Stile na sua seleção de tons suaves mais leves e brilhantes para o acabamento interior: o tablier do 500 @ICON é pintado na mesma cor da carroçaria. Mediante pedido, está também disponível um estofo altamente sofisticado com efeito de madeira natural no tablier e no volante um material vegan em vez de couro. Os elegantes bancos de tecido com fio Seaqual e motivo mélange risca de giz fazem lembrar a alta costura italiana. No que diz respeito aos estofos, é possível escolher entre duas variantes de cor: um cinza escuro, com o logótipo 500 e detalhes acobreados, ou uma versão cinza claro combinada com manchas azuis e logótipo 500 e detalhes em prateado.

scroll up