Sébastien Ogier alcança 3ª vitória do ano no Rali da Sardenha

|AUTOCLUBE

Mais uma dobradinha da Toyota no WRC 2021. Depois de uma entrada forte, a Hyundai só chegou ao 3º lugar com Neuville, atrás de Evans.

Seb

O campeão do mundo de ralis soube esperar, para gerir a prova e alcançar a 3ª vitória da temporada. Sébastien Ogier venceu na Sardenha com 46 segundos de vantagem para o seu colega de equipa Elfyn Evans, que depois de vencer em Portugal conquistou um valioso 2º lugar em Itália. Se a Toyota colocou três Yaris nos quatro primeiros lugares, com Katsuta a chegar à 4ª posição, a Hyundai dominou a primeira parte da prova, mas o melhor que conseguiu alcançar foi o 3º lugar com Thierry Neuville a 1m05,2 de Ogier.

Os azares de Ott Tanak e Dani Sordo deitaram abaixo toda a estratégia da Hyundai. O piloto estónio, campeão do mundo em 2019, entrou ao ataque, mas as pedras do caminho nos troços da Sardenha acabaram por danificar a suspensão do Hyundai e tirar todas as hipóteses de vitória a Tanak. O espanhol Dani Sordo desta vez não foi feliz na Sardenha e, depois de capotar, hipotecou mais uma classificação de topo. O melhor que a Hyundai conseguiu fazer foi alcançar o 3º lugar do pódio com Thierry Neuville e também alcançar a vitória na categoria RC2 com Jari Huttunen ao volante do Hyundai i20 R5, que obteve o 5º lugar da classificação geral.

Numa prova demolidora, só quatro carros WRC conseguiram ocupar os primeiros lugares da classificação geral, com os WRC2 a assumirem alguma emoção na prova italiana. A luta entre o Hyundai de Huttunen e o Citroen de Mads Ostberg durou até ao fim, com a vitória a sorrir ao piloto finlandês com apenas 7,5 segundos de vantagem. Depois da 6ª posição de Ostberg, classificaram-se Yohan Rossel noutro Citroen C3 Rally2, seguido do Skoda Fabia R5 do espanhol Pepe López.

Depois da 5ª etapa do WRC 2021, o campeão do mundo em título está cada vez mais líder do campeonato e a Toyota a dominar entre os construtores. Sébastien Ogier comanda com 106 pontos, seguido por Elfyn Evans com 95 e por Thierry Neuville com 77 pontos. Ott Tanak é agora o 4º classificado com 49 pontos, apenas mais um ponto que o jovem japonês da Toyota, com Takamoto Katsuta a somar 48 pontos, à frente de Kalle Rovanpera que totaliza 44. Entre os construtores, a Toyota comanda com 231 pontos, a Hyundai está no 2º lugar com 182 e a M-Sport Ford no 3º lugar com 82 pontos. A próxima prova do WRC 2021 é o Rali do Quénia, marcado para os dias 24 a 27 de junho.

scroll up