Quem é o melhor piloto de ralis de sempre? Os fãs elegem!

|AUTOCLUBE

É a questão do milhão de euros para qualquer adepto de ralis. E para a responder o WRC Promoter arranjou a solução.

WRC-best

Quem é o melhor piloto de ralis de todos os tempos é o tipo de questão que já deu aso a milhares de acesas discussões entre todos os fãs de ralis por todo o mundo. E os argumentos são mais que muitos.

Uns vão atrás da nacionalidade e elegem um compatriota, outros, fevrosos adeptos de uma marca escolhem aquele que mais se destacou com o seu construtor de referência, outros vão atrás do número de títulos ganhos, outros das vitórias em provas... Um sem fim de hipóteses que levam a... um sem número de respostas.

Para resolver a questão, e para dar aos fãs pretexto para recordarem a história do Campeonato do Mundo de Pilotos de Ralis – que só foi instituído em 1979, seis anos depois da criação do Mundial de Marcas – o WRC Promoter vai levar a cabo uma competição em que os fãs são instados a escolher o seu favorito através de vários frente-a-frente entre um total de 16 pilotos ao longo de um mês.

O organizador do Campeonato do Mundo de Ralis propõe 18 nomes (Sébastien Loeb, Sébastien Ogier, Tommi Mäkinen, Juha Kankkunen, Marcus Grönholm, Carlos Sainz, Miki Biasion, Walter Röhrl, Colin McRae, Didier Auriol, Hannu Mikkola, Björn Waldegård, Petter Solberg, Ott Tänak, Stig Blomqvist, Timo Salonen, Ari Vatanen, Richard Burns, Markku Alén e Jari-Matti Latvala), com os fãs a escolherem mais dois para um total inicial de 20.

O voto do público em geral em cada um dos duelos terá um peso de 40%, enquanto os restantes 60 serão repartidos de igual forma por um painel de seis jornalistas da especialidade.

A competição começa dia 6 de abril com os duelos entre Petter Solberg v Jari-Matti Latvala, Ott Tänak v Markku Alén, Stig Blomqvist v Ari Vatanen e Timo Salonen v Richard Burns.

Além de votarem diariamente no wrc.com, os fãs são também convidados a fazer previsões quanto ao desfecho da competição através do WRC Facebook Messanger (http://m.me/WorldRally).

scroll up