ACP-BP

Pub

Portugal volta a ter F1 após 24 anos de ausência

| Revista ACP

Prova portuguesa está marcada para 25 de outubro, vai ter público presente nas bancadas e um retorno de 30 milhões de euros. 

formula1-1

O Mundial de Fórmula 1 vai regressar a Portugal em 25 de outubro, 24 anos depois da última vez, agora no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, anunciou a organização esta sexta-feira.

O Grande Prémio de Portugal vai ser disputado entre 23 e 25 de outubro, estando prevista a presença de público nas bancadas, disse o presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim.

"É uma notícia há muito esperada. Desde março que se trabalhou para que isto fosse possível. A FPAK teve intervenção junto da FIA e do Governo. Deu o seu contributo para que este projeto fosse aprovado. O Autódromo Internacional do Algarve fez a sua parte junto das equipas e dos detentores dos direitos”, sublinhou Ni Amorim. 

Segundo Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, o impacto económico na região e no país será de "no mínimo 30 milhões de euros", isto numa perspectiva sem espectadores no autódromo, mas já se sabe que vai haver público na prova portuguesa.Com capacidade para 100 mil lugares, o circuito algarvio espera agora a definição da lotação máxima, por questões sanitárias. “Estamos a trabalhar em vários cenários com público junto da DGS”, acrescentou Rita Marques. O Autódromo Internacional de Portimão vai beneficiar ainda de um investimento de 1,5 milhões de euros do Turismo de Portugal para ter um novo asfalto.

Já eram conhecidas as 10 primeiras provas do novo calendário, cuja ronda inicial se disputou em Spielberg, na Áustria, a 5 de julho, com o circuito austríaco a receber outra prova no fim de semana seguinte, antes da realização do GP da Hungria, em 19 de julho.

O início da competição estava previsto para 15 de março, na Austrália, mas a prova foi cancelada devido à pandemia de covid-19.

Ao todo, já foram canceladas ou adiadas 13 das 22 corridas da temporada, mas os responsáveis do campeonato esperam ter um calendário com 15 a 18 corridas até ao fim deste ano.

A sucessão de cancelamentos abriu a porta à utilização de novos circuitos na segunda metade da temporada do Mundial de Fórmula 1, como o circuito de Mugello ou o Autódromo Internacional do Algarve.

Calendário de provas já confirmadas para 2020

31 Julho a 2 Agosto - Silverstone, GP Grã-Bretanha

7 a 9 Agosto - Silverstone, GP 70 Anos da F1

14 a 16 Agosto - Barcelona, GP Espanha

28 a 30 Agosto - Spa-Francorchamps, GP Bélgica

4 a 6 Setembro - Monza, GP Itália

11 a 13 Setembro - GP Toscana Ferrari 1000

25 a 27 Setembro - Sochi, GP Rússia9 a 11 Outubro - Nürburgring, GP Eifel

23 a 25 Outubro - Portimão, GP Portugal

31 Outubro a 1 Novembro - Imola, GP Emília-Romagna

A última vez que a Fórmula 1 passou por Portugal foi em 1996, no Estoril.

O canadiano Jacques Villeneuve (Williams) foi o último vencedor da prova, deixando o seu companheiro de equipa, o britânico Damon Hill, na segunda posição. O alemão Michael Schumacher, em Benetton, completou o pódio, mas viria a perder o título nesse ano para Hill.

scroll up