Portugal na rota de competição de GTs elétricos

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Portugal deverá ser ponto de passagem da Electric GT, uma nova competição que arrancará em 2017.

Electric GT

As competições de veículos elétricos não são uma novidade, mas uma que aposta em corridas de GT e composta em exclusivo por um automóvel em particular, no caso o Tesla Model S P85+, é a mais recente novidade nesta área.

Com arranque previsto para 23 de setembro do próximo ano, a Electric GT, competição gizada pelo escocês Mark Gemmell e pelo catalão Agustín Payá, tem, para já, uma primeira temporada predominantemente europeia, com rondas em Barcelona (que será a primeira corrida da competição), Madrid, Portugal (tudo aponta para que seja o Circuito Estoril), Reino Unido (Donington Park), Itália (Mugello), Alemanha (Nürburgring) e Holanda (Assen), se bem que a ordem não está ainda definida. A médio prazo a organização espera também levar a competição aos continentes asiático e americano.

O Campeonato, que visa também promover soluções de mobilidade elétrica, será composto por dez equipas e um total de 20 pilotos. Para já, a competição será mono-marca, com uma só equipa de engenharia a tratar da preparação de todos os carros, mas a partir de 2018 será autorizada a entrada de várias formações técnicas que poderão desenvolver e melhorar os carros.

Para 2019, o terceiro dos cinco anos do projeto inicial, será então aberta a porta a outros construtores, enquanto em 2020 as equipas já poderão levar a cabo alterações ao nível de suspensão, travões e aerodinâmica, com 2021 a ser a época em que as formações poderão variar a tecnologia das baterias.

Enquanto isso, Portugal não se deverá ficar apenas por uma das rondas do calendário; o envolvimento deverá ser maior. A ZEEV, empresa responsável pela importação da Tesla para Portugal e liderada Carlos Jesus, já mostrou interesse em ter uma equipa na grelha, algo que, de acordo com Payá, estará apenas dependente da existência de licenças para novas equipas.

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