Ott Tanak controla 2ª prova do WRC na neve do Rali do Ártico

|AUTOCLUBE

A Hyundai entrou bem na Finlândia e Tanak não facilita. Kalle Rovanpera, o “miúdo da casa”, é o melhor piloto da Toyota.

Tanak-Artico-840

Se Tanak se deu bem com a imensa neve dos troços do Rali do Ártico, Sébastien Ogier já ficou com o Toyota preso num banco de neve na última especial do dia. O campeão do mundo não entrou bem na prova, e agora está fora das contas para os lugares da frente. Quando faltam disputar apenas os dois troços de amanhã, os 24,1 segundos de vantagem de Tanak parecem ser suficientes, embora, com tanta neve pelo caminho, tudo possa acontecer, que o diga Ogier. Na Hyundai respira-se alguma tranquilidade, com Thierry Neuville a vencer a última especial do dia e ficar apenas a 1,8 segundos de Kalle Rovanpera, esperando-se por uma luta emocionante pelo 2º lugar. O jovem finlandês, conhecedor deste tipo de especiais, é o melhor piloto da Toyota e tudo fará para defender o lugar intermédio do pódio, embora a Hyundai queira lutar por uma dobradinha na Finlândia, tendo ainda Craig Breen na 4ª posição, mas já a 53,4 segundos de Tanak.

Elfyn Evans, o segundo melhor piloto da Toyota, está no 5º lugar a dez segundos de Breen e com o Hyundai de Oliver Solberg na 6ª posição, seguido pelo Toyota do japonês Takamoto Katsuta a menos de oito segundos. O melhor Ford é o de Teemu Suninen no 8º lugar já a 1m49,3. O troço de amanhã, com 22,47 km, vai ser disputado por duas vezes, o último na habitual Power Stage, sendo de esperar que Ott Tanak controle bem os 24,1 segundos de vantagem. Rovanpera e Neuville assumem a maior dose de emoção na luta pelo 2º lugar, enquanto Breen e Evans também vão assumir mais um duelo nas neves do Ártico, tal como Solberg e Katsuta em mais um desafio entre a Hyundai e a Toyota.

Na categoria RC2 Esapekka Lappi num Volkswagen Polo GTI R5 comanda com uma reconfortante vantagem de 49,8 segundos para o Skoda Fabia R5 de Andreas Mikkelsen, enquanto Nikolay Gryazin num Polo R5 está a 1m25,8 de Lappi, parecendo estar tudo definido entre os WRC2.

scroll up