ACP-BP

Pub

Neuville é o piloto mais rápido do Mundial 2017

| Revista ACP

O piloto da Hyundai venceu o maior número de classificativas (27) no Campeonato do Mundo de Ralis deste ano.

Thierry Neuville

À partida do Vodafone Rally de Portugal, sexta das 13 provas do calendário do Mundial’2017, Thierry Neuville, da Hyundai, é o piloto mais rápido do campeonato, depois de ter sido o vencedor do maior número de classificativas (27), contabilizando Monte Carlo, Suécia, México, França e Argentina. Na segunda posição, e a uma diferença considerável, surge o galês Elfyn Evans, da Ford, que esteve em plano de grande evidência há duas semanas, no rali sul-americano (venceu sete troços), quando discutiu metro a metro a vitória com Neuville, tendo sido derrotado por apenas por 0,7 segundos, a terceira diferença final mais curta na história do Campeonato do Mundo de Ralis.

Até ao momento, nas 77 classificativas disputadas registaram-se apenas dois empates. O primeiro sucedeu no Rali do México, entre Meeke e Neuville num troço com 10,09 km de extensão, e o segundo na Argentina, quando ao fim dos 38,68 km da segunda passagem por El Condor, no segundo dia de prova, Neuville e Tanak foram ambos cronometrados em 19m45,5s.

Por último, de referir que nas cinco provas anteriores foram canceladas, por razões de segurança, um total de cinco classificativas, perfazendo 132,93 quilómetros.

Ranking dos mais rápidos (após 5 ralis)

1º, Thierry Neuville (Hyundai), 27 classificativas ganhas

2º, Elfyn Evans (Ford), 13

3º, Kris Meeke (Citroën), 10

4º, Ott Tanak (Ford), 9

5º, Sébastien Ogier (Ford), 8

6º, Jari-Matti Latvala (Toyota), 6

7º, Dani Sordo (Hyundai), 4

8ºs, Stéphane Lefebvre (Citroën) e Hayden Paddon (Hyundai), 1.

scroll up