Ford RS200 de Ken Block leiloado

|AUTOCLUBE

O génio das gincanas e do drift vai leiloar parte da sua coleção de Ford, entre eles o seu “Dream Car” do qual só foram construídas 200 unidades.

RS200-01

Ken Block é um nome mundialmente reconhecido no que toca a gincanas, drift e, mais recentemente, com várias participações em ralis um pouco por todo o mundo. De tal forma que, todos os carros que desenvolveu em conjunto com a Ford ao longo da última década rapidamente se tornaram clássicos do desporto motorizado.

Agora que colocou ponto final com a Ford, o norte-americano levou a leilão três dos seus carros. Um deles, o Ford RS200, um genuíno Grupo B dos ralis até já tem novo dono. O número 80 da edição de 200 construídos é um carro ainda mais especial porque sofreu melhoramentos, tornando-se numa versão EVO, além de ter feito apenas 456 km até 2006.

Apelidado pelo próprio Ken Block de “Carro de Sonho”, o RS200 entrou para a coleção do norte-americano em 2017, que o personalizou por dentro e por fora de forma a enquadrar-se melhor com as decorações do resto da frota da Hooningan Racing. A tudo isto junta-se ainda o facto do RS200 ser um Grupo B de ralis totalmente homologado para circular na estrada, o que o torna ainda mais atrativo.

Além deste “Dream Car”, Block colocou também a leilão junto da LBI Limited mais dois carros, estes a terem feito parte de algumas das suas produções videográficas. O mais antigo é o Ford Fiesta GYM3, de 2011, uma máquina com base num Fiesta de RallyCross construído pela Olsberg e que foi usada no Gymkhana 3.

O mais recente, também ainda sem novo dono, é um Ford Fiest ST RX43 de 2013. Construído de propósito pela M-Sport/Pipo Motorsport, trata-se do carro com que Block conquistou a primeira vitória a nível mundial no RallyCross e o veículo eleito para os vídeos Gymkhana 6, 8 e para o Terrakhana, filmes que totalizaram milhões de visualizações.

scroll up