Carlos Sainz eleito Melhor Piloto de Ralis do Mundo

|AUTOCLUBE

O bi-Campeão do Mundo foi eleito Melhor Piloto de WRC de todos os tempos pelos fãs e jornalistas especializados.

SainzATB01

Carlos Sainz, com dois títulos mundiais na carreira, esteve frente a frente com Sébastian Loeb, detentor de nove coroas do WRC, na grande final para eleger o Melhor Piloto de Todos os Tempos.

Contas feitas, o espanhol, que também venceu o Vodafone Rally de Portugal por duas vezes, foi o preferido ao assegurar 57,28% dos votos.

A competição levada a cabo pelo wrc.com decorreu ao longo de um mês, com mais de 80.000 votos contabilizados só na final, e mais de 300.000 ao longo dos 30 dias que durou este desafio.

“Não podia estar mais contente e orgulhoso por este reconhecimento,” disse o espanhol de 58 anos. “Muito obrigado, primeiro por me levarem à final e em segundo lugar, é claro, por me terem dado o privilégio de ganhar este reconhecimento contra o Sébastien Loeb.”

“Não é necessário dizer em quão boa conta tenho o Sébastien Loed e quanto ele merece ser o melhor. Mas tenho dizer que não apenas ele, todos os Campeões do Mundo merecem este reconhecimento. Mas alguém tinha de vencer e, neste caso, fui eu,” prosseguiu Sainz.

“Dei tudo aos ralis. Os ralis são a minha vida, têm sido o meu sonho e hoje os ralis, e toda a sua família, estão a dar-me um grande motivo para sorrir e este grande reconhecimento.”

Antes de bater Loeb, Carlos Sainz deixou pelo caminho nomes como Sébastien Ogier, Tommi Mäkinen e Hannu Mikkola, isto enquanto o gaulês se superiorizou a Juha Kankkunen, Walter Röhl e Richard Burns.

Sainz, que pela sua forma de pilotar tinha a alcunha de “El Matador”, venceu os Campeonatos do Mundo de 1990 e 1992, com a Toyota, e totalizou 26 vitórias nas 196 provas do WRC em que participou. Duas delas, em 1991 e 1995, em Portugal.

Foi um dos pilotos mais consistentes da história, tendo ainda terminado o Campeonato em segundo ou terceiro por nove vezes, algo que também só foi possível graças a uma percentagem de quase 50% de pódios ao longo da carreira.

scroll up