Bottas entra a vencer no regresso da F1

|AUTOCLUBE

Quatro meses depois do previsto, a Fórmula 1 voltou às pistas na Áustria com vitória da Mercedes e Valtteri Bottas.

Bottas

Valtteri Bottas acabou por ser quem mais festejou neste regresso da Fórmula 1 à ação depois de um arranque de época abortado à última da hora há quatro meses, na Austrália, e de vários cancelamentos de provas devido à pandemia global da Covid-19.

Mas a jornada foi atribulada para a Mercedes. Logo antes da partida, o Campeão do Mundo Lewis Hamilton viu ser-lhe aplicada uma penalização por não ter abrandado entre bandeiras amarelas na qualificação de sábado e caiu de segundo da grelha para quinto, o que promoveu Max Verstappen para a segunda posição, ao lado de Bottas.

Ao apagar das luzes vermelhas Bottas foi quem reagiu melhor e saltou para a frente da corrida. Enquanto isso, atrás a luta pelas posições era acesa, com Hamilton a não conseguir a recuperação inicial que pretendia.

Quem se isolava entretanto era Bottas, enquanto algumas voltas após o início Verstappen ficava pelo caminho com problemas mecânicos no Red Bull, assim como Daniel Ricciardo pouco depois, no Renault, e Lance Stroll, no Racing Point.

Quem não tinha qualquer tipo de problemas era Bottas, que continuava a liderar, por esta altura à frente do colega de equipa Hamilton, Albon, Norris e Perez.

Terminada a primeira ida às boxes, Bottas retomou a corrida de novo na frente, enquanto Hamilton seguiu atrás, ambos com ritmo muito forte que lhes permitia uma vantagem de mais de dez segundos para Albon a 30 voltas do final.

Mas quando tudo parecia decidido, eis que surge um contratempo para Hamilton, na sequência da saída do Safety Car. Albon atacou o britânico por fora na Curva 4, mas os dois acabaram por se tocar com os Colégio de Comissário a considerar Hamilton culpado e a atribuir-lhe uma penalização de cinco segundos, o que se traduziu no quarto posto final.

Com Bottas a vencer sem grandes problemas, Charles Leclerc acabou por colocar o Ferrari em segundo, enquanto Lando Norris, da McLaren, fechou o pódio da primeira corrida do ano.

Para a semana há mais, com novo embate no Red Bull Ring.

scroll up