ACP-BP

Pub

Brilhante vitória de Kalle Rovanpera no WRC da Grécia

| Revista ACP

Domínio total do jovem piloto finlandês da Toyota. Tanak foi 2º e Ogier 3º a caminhar para mais um título mundial.

Rovanpera-4-abertura-900

Uma prova fantástica do princípio até ao fim. Rovanpera venceu 8 dos 15 troços cronometrados e até ganhou a “Power Stage”, somando 30 pontos para o campeonato. Os veteranos Ott Tanak, Sébastien Ogier e Dani Sordo fizeram uma vénia ao jovem piloto de 20 anos, admitindo que nada podiam fazer perante uma prova absolutamente extraordinária.

Depois do WRC da Grécia, a Toyota soma a sua 7ª vitória em 2021, contra apenas duas da Hyundai. O pódio grego ficou completo com Ott Tanak na 2ª posição a 42,1 segundos de Rovanpera, com o campeão do mundo Sébastien Ogier a conquistar o 3º lugar a 1m11,3 dando um passo importante para a revalidação do título.

Com estas posições definidas desde muito cedo, o espanhol Dani Sordo não conseguiu muito melhor com o Hyundai, terminando a Acrópole no 4º lugar a 3m01,0 do vencedor. Gus Greensmith e a M-Sport Ford, conquistam um saboroso 5º lugar a distantes 5m45,0 de Rovanpera. Depois dos azares do primeiro dia, Elfyn Evans (Toyota) ainda consegue conquistar a 6ª posição na Grécia, tal como Thierry Neuville (Hyundai) que terminou o rali no 8º posto, deixando Adrien Fourmaux (Ford) no 7º lugar.

Entre os WRC2 o duelo constante entre os Skoda Fabia R5 evo de Andreas Mikkelsen e Marco Bulacia foi um dos atrativos da prova, com Mikkelsen a conseguir a vitória e o 9º lugar da geral, com apenas 16,7 segundos de vantagem para o boliviano Marco Bulacia, que fechou o lote dos 10 primeiros, na frente de Yohan Rossel (Citroen) que triunfa entre os WRC3.

Depois da Grécia o campeonato do mundo é comandado por Sébastien Ogier (180 pontos), que conta com confortáveis 44 pontos de vantagem para Elfyn Evans (136 pontos), ambos em Toyota Yaris WRC. No 3º lugar está o Hyundai de Thierry Neuville com 130 pontos, seguido agora de muito perto por Kalle Rovanpera com 129 pontos. Ott Tanak está na 5ª posição com 106 pontos. Entre os construtores, a Toyota domina com 397 pontos, a Hyundai está no 2º lugar com 340 pontos e a M-Sport Ford totaliza 153 pontos. A próxima prova do WRC 2021 é o Rali da Finlândia entre 1 e 3 de outubro.

scroll up