ACP-BP

Pub

O Sparmobil percorreu 1.300 km só com 1 litro de gasóleo

| Revista ACP

Este recorde foi estabelecido há 40 anos por um pequeno carro-tricíclo construído em colaboração com a Mercedes-Benz.

Mercedes sparmobil_1979

Há 40 anos o suíço Frank Maier estabeleceu o recorde com seu carro-tricíclo, o Sparmobil, ao percorrer quase 1.300 km com um único litro de gasóleo. Se hoje em dia um carro que consome 3 litros deste combustível ao 100 km é excelente, mesmo que percorra apenas cerca de 33,33 km, está, afinal de contas, muito aquém, da economia de consumo conseguida há quatro décadas por aquele pequeno bólide. Este concept construído em colaboração com a Mercedes-Benz gastou 40 vezes menos combustível num percurso de 1.284,13 km, a uma velocidade média de 21 km/h.

Corria o ano de 1979 quando este feito se registou em plena crise mundial do petróleo, em que todos estavam determinados na redução do consumo de combustível. Foi nessa época que começaram a surgir carros mais leves e aerodinâmicos com motores mais eficientes.

Também o Sparmobil era muito leve e aerodinâmico e estava equipado com um bloco diesel de 200 cm³ que produzia apenas 1 cv de potência (0,7 kW). Graças ao seu peso e baixo atrito dos seus pneus estreitos, foi capaz de cobrir aquela distância à velocidade de apenas 21 km/h com um motor que atingia 1 cv, potência inferior à maioria dos liquidificadores que equipam as nossas cozinhas.

scroll up