Jaguar celebra 70 anos do C-Type com edição especial

|AUTOCLUBE

Vão ser produzidas oito réplicas deste bólide que se destacou pelo design e performance.

Jaguar-Classic-C-type-840

A equipa da Jaguar Classic vai criar um número limitado de novas réplicas do C-Type para celebrar o 70.º aniversário deste modelo que conquistou duas vitórias em Le Mans. Produzido entre 1951 e 1953, o C-Type ficou célebre pelo seu design aerodinâmico com assinatura de Malcolm Sayer, mas também pelo nível de performance que lhe permitiu vencer as exigentes 24 Horas de Le Mans na sua estreia em 1951, a primeira das sete vitórias absolutas da Jaguar nesta prova francesa de resistência.

Em 1952, o C-Type estreou na indústria automóvel a inovadora tecnologia de travões de disco com um revolucionário sistema desenvolvido pela Jaguar e pela Dunlop. Stirling Moss conseguiu a primeira vitória com um veículo com travões de disco no Grande Prémio de Reims (França) e participou na Mille Miglia de Itália.

O C-Type voltou a vencer as 24 Horas de Le Mans em 1953, outra estreia para um veículo com travões de disco. Em complemento, desfrutou de um enorme sucesso com os proprietários privados, o que contribuiu para a Jaguar alcançar a segunda posição no primeiro Campeonato Mundial de Desportivos.

Das 53 unidades do Jaguar C-Type produzidas nos anos cinquenta, 43 foram vendidas a clientes privados, mas a especificação do C-Type vendido ao público limitou-se a modelos com travões de tambor, carburador duplo SU e 200 cv, como era habitual nos veículos de competição de 1951.

Para comemorar os 70 anos deste bólide, vão ser produzidas oito réplicas do C-Type antes da realização, em 2022, do evento de celebração para proprietários inspirado no desporto automóvel. Estes novos ecxemplares vão seguir a especificação do veículo da equipa de competição que venceu Le Mans em 1953, incluindo o motor de seis cilindros em linha e 3,4 litros com travões de disco e carburador triplo Weber 40DCO3 para desenvolver uma potência de 220 cv.

Entre as opções para os interessados nas réplicas do C-Type contam-se 12 cores originais para o exterior e oito para o interior, uma estrutura de proteção em caso de capotamento ou um sistema de retenção com cinto aprovado pela FIA. Estes modelos também vão estar preparados para participarem em provas de competição histórica, provas em estradas fechadas ao trânsito e circuitos.

scroll up