Exposição mostra a paixão de Tintin pelos automóveis

|AUTOCLUBE

Há uma exposição na Bélgica que conta a história da famosa personagem de banda desenhada criada por Hergé e a sua relação com os carros.

Tintin-840

Os portugueses que são fãs confessos do Tintin, podem agora aproveitar a reabertura das fronteiras belgas para ir visitar a exposição “De carro com Tintin” patente no Museu Hergé em Lovaina, a 40 km de Bruxelas. A mostra reúne 18 recreações de automóveis desportivos, citadinos ou todo terreno, que ao longo do tempo também participaram nas aventuras do famoso repórter e viajante belga, criado por Georges Remi, mais conhecido por Hergé.

A própria relação de Hergé com os automóveis foi muito intensa e quando a partir da década de 40 as histórias de Tintin começaram a ter mais sucesso, adquiriu vários modelos para acrescentar à sua coleção. Mas a sua paixão pela condução não iria durar muito. Um acidente em 1952 que feriu com gravidade a sua mulher, obrigou Hergé a contratar um motorista para as deslocações diárias, até ao final da vida.

Na exposição podem ver-se modelos clássicos como o Opel Olympia (o primeiro carro de Hergé), o Lancia Aprilia ou o Porsche 356. Com o passar do tempo e através das aventuras de Tintin, pode observar-se uma evolução no gosto do criador belga que derivou dos desenhos italianos do Lancia e Alfa Romeo para as linhas mais clássicas dos modelos Mercedes-Benz.

scroll up