Alfa Romeo 6C 1750 SS de Mussolini vai ser restaurado

|AUTOCLUBE

Agora propriedade de um norte-americano, este modelo seguiu para o Reino Unido para ser totalmente restaurado.

mussolini-alfa-romeo-840

Qualquer Alfa Romeo pré-guerra é altamente desejável, independentemente do seu estado de conservação. Mais ainda se estiver relacionado com uma história que ultrapassa o universo automóvel.

É o caso deste Alfa Romeo 6C 1750 SS de 1929 que teve como primeiro proprietário Benito Mussolini ao adquiri-lo em 1930 por 60 mil liras. O chassis número 6C0312898 pertence agora um norte-americano e foi recentemente enviado para o Reino Unido, para ser alvo de um restauro completo por parte de Thornley Kelham.

Este automóvel foi o primeiro Alfa Romeo construído com dupla árvore de cames, tendo como base o P2, um carro de corrida da época. Um dos apenas 200 exemplares construídos, exibia um motor de seis cilindros em linha e poderia atingir velocidades superiores a 120 milhas por hora. Aparentemente, em 1937, Mussolini vendeu o 6C 1750 SS para a Eritreia, uma colónia italiana na época, onde foi transformado num carro de corrida, sendo o seu chassis fortemente alterado.

Hoje, apenas o chassis, o eixo traseiro e a caixa de velocidades são originais, mas o restauro visa devolver este Alfa Romeo ao seu estado original, o que tinha quando pertenceu ao ditador italiano.

Ao que parece Mussolini tinha uma predileção especial por carros da Alfa Romeo a avaliar por outro modelo que teve depois de vender o 6C 1750 SS. Em 1937 comprou um Alfa Romeo 6C 2300B, que em 2014 foi adquirido por um museu russo, não identificado, também num estado semelhante a este que agora segue para restauro.

scroll up