ACP-BP

Pub

Vendas de carros a gasolina superam os diesel na UE

| Revista ACP

No primeiro semestre de 2017, os automóveis a gasóleo perderam terreno para os a gasolina em termos de vendas.

combustiveis

Pela primeira vez, desde 2009, as vendas de carros a gasolina, na Europa, superaram as dos automóveis a gasóleo, revelam os dados mais recentes da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA).

Ainda de acordo com aquela associação durante a primeira metade de 2017 registou-se um crescimento de 10% na venda de carros a gasolina, face ao mesmo período de 2016, contra uma queda de 4% nas vendas de automóveis a diesel.

Ao mesmo que os motores a gasóleo perdem terreno, os a gasolina aumentam, subindo dos anteriores 45,8% para 48,5%, durante o mesmo período. O que traduz um aumento de 328.615 no número de veículos vendidos com este combustível.

Face a este panorama, a ACEA alertou para o facto da maior procura por automóveis a gasolina poder vir a colocar em risco as metas fixadas para 2020, no que toca à redução das emissões de CO2.

Para inverter esta situação, aquela associação apela aos governos para fazerem mais pela implementação dos veículos com sistemas de propulsão alternativas, ajudando assim a uma tendência que, só nesta primeira metade de 2017, levou já um crescimento de 58% na venda de híbridos, e de 37% na comercialização de eléctricos. Números que, ainda assim, não permitem que os primeiros representem mais que 2,6% da totalidade dos carros vendidos, e mais do que 1,3%, no caso dos eléctricos.

“É preciso fazer mais para encorajar os consumidores a optarem por este tipo de veículos. Nomeadamente, criando os incentivos certos e disponibilizando uma verdadeira rede de postos de carregamento, em toda a União Europeia”, defendeu Erik Jonnaert, secretário-geral da ACEA.

scroll up