ACP-BP

Pub

Um Seat, seis cães e 300 cavalos na neve da Finlândia

| Revista ACP

A Seat testou a carrinha GT (300 cv) num duro cenário de neve, ao lado de seis cães que se mostraram à altura do desafio.

O novo Seat Leon Cupra foi para o norte da Finlândia testar o seu sistema de tração integral 4Drive, apenas disponível como opção na carrinha GT, numa prova partilhada com um trenó de neve puxado por seis cães.

Na pista gelada desenhada no lago, o Leon Cupra revelou um maior à vontade, mas se o teste se deslocasse ligeiramente mais para o interior do traçado, então seriam os cães a ter vantagem, não só em tração, como na capacidade de evoluir num piso menos compactado.

Enquanto o Leon Cupra tem 300 cv, cada cão puxa facilmente 30 kg, apesar de raramente ultrapassar os 20 kg de peso, atingindo uma velocidade máxima de 40 km/h. Parece pouco, mas se considerarmos que a consegue manter mesmo sobre neve virgem, onde nenhum outro veículo é capaz de se deslocar com excepção para as motos de neve acaba por ser uma proeza assinalável.

Se o Cupra contou com o piloto Jordi Gené, especialista em provas de velocidade com carros de Turismo, aos comandos do trenó surgiu um outro piloto, ainda com mais anos de experiência. No final, foram dois os vencedores: o Cupra dentro da pista e o trenó fora dela, como se pode ver no vídeo.

scroll up