ACP-BP

Pub

Taycan bate recorde de drift

| Revista ACP

55 minutos e mais de 42 km às voltas e a derrapar para colocam Porsche Taycan no Guinness World Records.

Drift-01

O Porsche Taycan não é alheio a recordes, com registos imbatíveis numa tirada de resistência de 24 horas no circuito de Nardò, o melhor tempo no Nordschleife, ou os 26 arranques dos 0 aos 200 km/h no aeródromo de Lahr. A estas marcas de respeito, o primeiro desportivo totalmente elétrico da Porsche junta agora novo registo e logo para o Guinness World Records com o mais longo drift levado a cabo por um veículo elétrico.

O palco para o estabelecimento do novo recorde mundial foi o Porsche Experience Centre (PEC), no Hockenheimring, enquanto o autor do feito foi Dennis Retera, que fez 210 voltas em drift num longo circulo de 200 metros com as rodas frontais a apontar sempre na mesma direção da curva. Depois de 55 minutos a andar às voltas, e de lado, o piloto completou um total de 42,171 km, estabelecendo assim o novo recorde do mundo para o mais longo drift com um carro elétrico. A marca, conseguida com uma velocidade média de 46 km/h, foi feita com o Taycan de tração traseira que já está à venda na China

“Quando os programas de estabilidade estão desligados é muito fácil derrapar com um Porsche elétrico, em particular com esta versão do modelo que tem apenas tração traseira,” diz Retera, o Instrutor Chefe do PEC.

Há sempre potência suficiente disponível, enquanto o baixo centro de gravidade e a grande distância entre eixos asseguram a estabilidade. O desenho preciso do chassis e da direção permitem um controlo perfeito em todos os momentos, mesmo quando a andar de lado.”

“Seja como for, foi muito cansativo para mim manter a concentração ao longo de 210 voltas, em particular com o piso molhado do circuito de drift, que não oferece a mesma aderência em todos os locais. Controlei o drift com a direção, que é mais eficiente do que usando o pedal do acelerador e reduz o risco de fazer pião,” rematou.

A tentativa de bater o recorde foi supervisionada pela juiza oficial do Guinness World Records, Joanne Brent. “Já tivemos vários recordes de drift, mas com um desportivo elétrico é algo muito especial para nós também. A Porsche está a fazer um trabalho pioneiro,” afirmou Brent.

scroll up