ACP-BP

Pub

Salão de Genebra foi cancelado

| Revista ACP

O maior evento do género na Europa foi travado a seis dias da sua abertura no seguimento de uma proibição federal suíça, com efeitos imediatos, que impede concentrações com mais de mil pessoas.    

genebra-cancelado

Os organizadores do Salão Automóvel de Genebra cancelaram o evento depois do governo suíço ter emitido uma ordem que proíbe concentrações de mais de mil pessoas. "Lamentamos anunciar que o Salão Automóvel de Genebra em 2020 será cancelado por razões de força maior", disse um porta-voz da Palexpo esta sexta-feira. Os organizadores revelaram ainda o maior salão automóvel da Europa, que este ano cumpria a 90ª edição, não vai realizar-se em data posterior, pois logisticamente "não é viável adiar", disse o mesmo porta-voz.

Em comunicado da organização, é referido que "este é um caso de força maior e uma tremenda perda para as marcas presentes, que investiram massivamente em Genebra. No entanto, estamos convencidos que os mesmos entenderão a decisão", disse o presidente da Palexpo, Maurice Turrettini.

Esta drástica decisão, tomada a seis dias do arranque do Salão, surge no seguimento do anúncio feito esta sexta-feira pelo ministro federal da saúde, Alain Berset, a proibir eventos que envolvam mais de mil pessoas, uma medida com efeitos imediatos e duração pelo menos até 15 de março, na sequência da pandemia do Covid-19, popularmente designado por Coronavírus. 

Para o gabinete de crise do governo suíço, a situação atual e a disseminação do Coronavírus levaram o Conselho Federal a classificar como" especial" o momento que se vive na Suíça, "no âmbito da Lei de Epidemias". 

O número de casos confirmados de Coronavírus na Suíça subiu para nove esta quinta-feira e o Cantão de Basileia-Cidade colocou várias crianças em quarentena de duas semanas após um dos elementos da escola ter dado positivo no teste ao vírus Covid-19.

Para contornar o impacto negativo deste cancelamento, há marcas que já anunciaram medidas alternativas para divulgar as suas novidades. No caso da Lexus, foi anunciada uma conferência de imprensa digital disponível ao longo do dia a partir das 7h00 (hora de Lisboa).  

scroll up