ACP-BP

Pub

Produção auto em Portugal bate recorde de 19 anos

| Revista ACP

Foram produzidos mais de 30 mil veículos em solo nacional, com o grande contributo dfa Autoeuropa e PSA Mangualde 

T Rock_4_1920

O mês de janeiro foi um dos melhores meses para a produção automóvel dos últimos 19 anos. Foram produzidos 30.926 veículos, o que se traduz no volume mais elevado desde 2000, segundo dados disponibilizados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O único mês que se aproximou a este registo foi o de setembro de 2018, quando foram fabricadas 30.248 viaturas, menos 678 comparado o primeiro mês de 2019. Com este nível de produção bastaria terem sido produzidos mais 74 veículos e o setor automóvel nacional teria alcançado uma média de mil unidades produzidas diariamente.

Os números da ACAP correspondem a uma subida de 22,4% da produção, face ao período homólogo. Foram produzidos mais de 26 mil automóveis ligeiros de passageiros, mais de 4 mil comerciais ligeiros e 456 veículos pesados.

De acordo com o mesmo comunicado, a ACAP confirma o relevo das exportações para o setor automóvel uma vez que “97,1 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”. A Europa apresenta-se como o principal cliente com direito a 93,1% dos veículos fabricados em solo português. Alemanha, Itália, França, Reino Unido e Espanha lideram a tabela dos países que mais automóveis recebem.

scroll up