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O que escorrega mais, as folhas ou a neve?

| Revista ACP

A resposta foi obtida pelos engenheiros da Ford, que equipou o Focus Active com o novo sistema Slippery Mode.

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Folhas caídas fazem parte do cenário desta época do ano e representam um perigo para os condutores. Sobretudo, se estão molhadas pela chuva ou em várias camadas a revestir as vias. E os que o sabem comparam o seu efeito com o de conduzir sobre a neve. Mas, como podem as folhas ser tão escorregadias como a neve? Um grupo de engenheiros da Ford encontrou a resposta depois de realizar uma experiência única.

Obter os dados sobre a neve foi a parte fácil, conseguidos através de testes com veículos realizados em regiões muito nevadas da Escandinávia. Mas, não havia investigações que mostrassem o quanto escorregadias as folhas seriam. Para solucionar esta questão, a equipa recolheu sacos de folhas e usaram-nas para cobrir a pista de testes da Ford na Bélgica. Depois, utilizaram um dispositivo de teste de fricção que identifica o quanto escorregadias são as superfícies ao passar sobre elas. Depois dos testes descobriram que em certas circunstâncias as folhas são tão escorregadias como a neve.

“Foi divertido levar a cabo esta experiência, mas havia um ponto importante”, disse Eddy Kasteel, engenheiro de desenvolvimento da Ford Europa. “A maioria das pessoas sabe que deve reduzir a velocidade e conduzir com mais precaução na neve, mas são poucos os que têm o mesmo respeito pelas estradas cobertas de folhas que podem ser igualmente escorregadias”.

O grau de atrito é medido em unidades representadas pelo símbolo µ - quanto mais escorregadia a superfície, menor o número. Nos testes realizados, no seu momento mais escorregadio, as folhas registaram um valor de µ entre 0.3 e 0.4, tipicamente o mesmo nível observado em superfícies nevadas.

Os mesmos engenheiros ajudaram a desenvolver o “Slippery Mode” para o novo crossover Ford Focus Active que chegará ao mercado em breve. Desenhado para melhorar a tração em superfícies geladas e de folhas molhadas, o sistema realiza rápidos ajustes nos sistemas de estabilidade, aceleração e travagem para ajudar a prevenir que o veículo derrape, guine ou desvie da sua trajectória prevista.

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