ACP-BP

Pub

Nova V90 celebra 63 anos de carrinhas Volvo

| Revista ACP

A mais recente carrinha da marca sueca é colocada à venda em Portugal esta sexta-feira.

Volvo V90

A Volvo tem uma herança muito rica no que toca ao design e ao desenvolvimento de novas carrinhas. A nova Volvo V90, apresentada oficialmente em fevereiro na Suécia, e que este mês chega a Portugal, constitui mais um capítulo nessa história de sucesso.

Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo, utilizada nos outros modelos da Série 90 (XC90 e S90), a nova Volvo V90, é sinónimo de elegância e versatilidade mantendo-se fiel a uma herança de mais de 6 décadas, iniciada com a Volvo Duett, cujo lançamento decorreu em 1953.

A nível mundial, a Volvo já vendeu mais de 6 milhões de carrinhas, o que representa cerca de um terço do total de automóveis vendidos pela empresa desde o ano da sua fundação, em 1927. Tal facto valeu à Volvo a reputação de desenvolver carrinhas que são sinónimo de qualidade, fiabilidade e segurança.

“Temos uma grande história neste segmento. Na mente de muitas pessoas somos mesmo conhecidos como uma marca de carrinhas. Somos muito mais do que isso mas iremos transportar, com muito orgulho, essa herança na nova Volvo V90” , afirma Håkan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo Cars.

A evolução das carrinhas Volvo, até à mais recente V90 que estará à venda em Portugal dentro de dois dias, tem seguido os princípios básicos da marca sueca. Segurança acima de tudo, mas também conforto, luxo, design e performance. Recordar algumas das carrinhas mais marcantes, ajuda a perceber como a Volvo chegou à atual V90:

Duett - Lançada em 1953, a Duett foi um dos primeiros modelos da Volvo a ser exportado para os Estados Unidos. Um dos modelos mais apreciados de sempre teve, em 1997, uma edição especial de selos na Suécia.

Amazon - Lançada em 1962, a Amazon (ou 221 o seu nome oficial) foi a carrinha que sucedeu à Duett e que era significativamente mais elegante e refinada que a sua antecessora possuindo também mais espaço de bagagem. O seu modelo S, de 115cv, era, para a época, um automóvel de excelente performance desportiva.

1800 ES - Lançada em 1971, a 1800 ES constituiu um refrescar do sport coupé 1800. Com uma extraordinária capacidade de bagagem, a 1800 ES tinha algumas características inovadoras para a época como por exemplo as pegas aplicadas diretamente nos vidros. Pouco mais de 8.000 unidades foram produzidas o que faz deste modelo um dos clássicos Volvo mais procurados de sempre.

245 - Em 1974, a Volvo lançou a nova carrinha - 245 – um automóvel ainda hoje fortemente associado à marca. A sua produção durou cerca de 20 anos estando também disponível uma versão mais exclusiva – a 265 com um motor V6. Os anos 80 assinalaram o lançamento da 245 Turbo Edition, a primeira carrinha com um motor turbo.

960 - Em 1990, a Volvo lançou o modelo 960, uma das carrinhas mais elegantes em toda a sua história. Com umas linhas mais suaves e um novo motor de 6 cilindros, o seu nome seria, em 1996, alterado para V90, dando origem à mais recente criação da marca que será lançada dentro de dias.

850 T5-R - Com 240cv, uma aceleração de 6,9 segundos dos 0-100 km/h e pintada numa cor amarela intensa, a Volvo 850 T5-R foi um modelo único que a marca lançou em 1994. Lançado como edição limitada, a 850 T5-R rapidamente se tornou num modelo de colecionador. Esta carrinha esteve presente nas pistas tendo sido a primeira carrinha a competir no British Touring Car Championship (BTCC).

Chegou a hora da nova Volvo V90, uma carrinha carregada das mais recentes tecnologias, mas onde a segurança continua a ser palavra de ordem, tanto ao nível dos ocupantes como nas ajudas à condução. Qualidade de construção, luxo, conforto e espaço, são atributos de uma carrinha de design refinado, destinada a famílias exigentes, onde a versatilidade é outro dos seus fortes argumentos.

scroll up