ACP-BP

Pub

Night Vision da VW aumenta segurança na estrada

| Revista ACP

Esta tecnologia permite detetar atempadamente a existência de uma pessoa ou de um animal na faixa de rodagem.

maxresdefault

O sistema de visão noturna Night Vision da Volkswagen é proposto pela primeira vez no novo Touareg. Uma câmara térmica ajuda a reagir, atempadamente, ao perigo na estrada e aumenta a proteção de pessoas e animais na escuridão.

Uma câmara térmica (de infravermelhos) visiona uma área 300 metros à frente do Touareg e reage ao calor irradiado pelos corpos. O utilizador pode visualizar a respetiva imagem térmica no painel de instrumentos ou no Digital Cockpit. Se a situação for crítica, é avisado pelo sistema (dentro dos seus limites). Desta forma, o condutor tem ao seu dispor uma fonte de informação adicional que ajuda a detetar atempadamente a existência de uma pessoa ou de um animal na faixa de rodagem, principalmente quando a visibilidade é menor, devido ao nevoeiro ou à chuva.

A câmara de infravermelhos pode registar pessoas em pé não ocultas, ciclistas e animais de maior porte a uma distância de 10 a 130 metros à frente do carro. Fora do corredor de risco, os peões e animais são destacados em amarelo na imagem a preto e branco criada pelo sistema Night Vision. Se atravessarem certos limites ao longo da estrada, as figuras marcadas a amarelo tornam-se vermelhas.

Mesmo que o ecrã do sistema Night Vision não esteja ativado no Digital Cockpit, este mudará automaticamente para este modo quando for detetado perigo a velocidades superiores a 50 km/h, e exibirá pessoas e animais a côr vermelha. A velocidades inferiores a 50 km/h, um sinal vermelho de alerta acende no painel de instrumentos mas o ecrã não é ativado.

Graças aos novos faróis interativos Matrix IQ.Light - LED também disponíveis no Touareg, as pessoas que se encontram numa potencial área de perigo também são rapidamente avisadas através de sinais de luzes - a velocidades superiores a 60 km/h quando o veículo está fora da zonas urbanas. Com a combinação do Night Vision e dos faróis interativos matrix IQ.Light - LED, situações de maior perigo podem ser reconhecidas e resolvidas muito mais cedo.

scroll up