Mazda renova o SUV mais vendido da marca

|AUTOCLUBE

A geração de 2022 do Mazda CX-5 vai chegar com novos sistemas de segurança, três níveis de equipamento e alguns retoques ao nível do design.

Mazda-CX-5-900

Entre as novidades, o novo CX-5 vai passar a integrar o sistema Mi-Drive, que permite a selecção de múltiplos modos de condução, bem como uma condução melhorada, um novo estilo, uma diferenciação de gama mais vincada, evoluções em termos de conteúdos a bordo e de cariz prático, tudo complementado por um leque mais alargado de funcionalidades de segurança.

Também estreia o sistema Mazda Intelligent Drive (Mi-Drive), que permite ao condutor seleccionar o modo de condução mais adequado às características do momento, com um simples toque num comando. Em alguns níveis de equipamento dotados do sistema de tracção integral i-Activ AWD beneficiam, também, de um Modo Off-Road, que ajuda a tornar mais natural a condução sobre condições de piso de menor aderência.

A secção frontal do CX-5 de 2022 destaca-se pela nova grelha tridimensional, mais vincada, associada à asa de assinatura característica do design da Mazda. Ao nível da iluminação, os conjuntos ópticos dianteiros e traseiros adoptam um novo estilo, enquanto ao nível das cores de carroçaria a palete vê-se acrescida do novo tom Zircon Sand. Em termos de equipamento, a gama passa a compor-se de três novas denominações, com diferenças subtis, mas adequadas às características distintas de cada patamar.

O nível de equipamento Newground apresenta, no exterior, elementos de estilo em tom prateado nas zonas inferiores dos pára-choques dianteiro e traseiro e nas guarnições das portas, retrovisores exteriores pretos, elementos em verde lima na grelha dianteira e jantes de liga leve de 19” em preto maquinado. O interior combina estofos em camurça com costuras em verde lima, cor também presente nas saídas do ar condicionado.

Já o patamar Homura acrescenta um acabamento em preto brilhante mais desportivo à grelha dianteira, asa de assinatura, secções inferiores dos pára-choques, arcos das rodas, guarnições de portas e retrovisores exteriores, dando à carroçaria um visual mais alongado e atlético. As jantes de liga leve de 19" têm um acabamento em preto metalizado, em contraste com os detalhes vermelhos na grelha frontal. Também em vermelho são as costuras presentes nos bancos em couro preto, volante, alavanca da caixa de velocidade e painéis da porta.

O nível High+ destaca-se por uma uniformização na cor exterior, que enaltece a beleza das formas dinâmicas do design Kodo. As jantes de liga leve de 19" prateadas contribuem para reforçar o visual sólido e metálico do modelo. O interior apresenta o suave tacto do couro Nappa e as texturas luxuosas de genuínos grãos de madeira.

O interior do Mazda CX-5 2022 beneficia, ainda e a partir de agora, de uma área dedicada, na consola central, para carregamento sem fios de telefones do tipo Qi. Ao nível da bagageira, o piso reversível de duas peças e o acesso estão num mesmo nível para ajudar nas operações de carga e descarga. Os modelos de nível Newground contam com um tapete de bagageira com um lado resistente à água.

A actualizada gama de sistemas de segurança i-Activsense do Mazda CX-5 passará a incluir, a partir desta geração 2022, a tecnologia Cruising & Traffic Support (CTS). O sistema CTS diminui os níveis de fadiga do condutor, ajudando-o nas acelerações, travagens e mudança de direcção em situações de engarrafamentos. Por fim, os Adaptive LED Headlights (ALH) também evoluíram, para uma distribuição mais refinada da luminosidade. Esta versão significativamente evoluída do Mazda CX-5 vai estar à venda em toda a Europa a partir do início de 2022, mas os preços ainda não são conhecidos.

scroll up